Tráfico de animais: crueldade sem tamanho

EDITORIAL - DA REDAÇÃO

Data 29/10/2020
Horário 03:09

Atrás apenas do tráfico de armas e de drogas, o tráfico de aninais silvestres movimenta uma cifra bilionária no Brasil, sendo que as aves estão entre os animais mais cobiçados pelas redes de contrabando. Este “mercado negro”, além de causar imenso sofrimento às espécies, cerceando-as de sua liberdade, e, muitas vezes, ensejando a sua morte, é uma das principais ameaças à biodiversidade da mata atlântica, e pode provocar a extinção de diversas espécies em médio e longo prazo.
Entre as aves mais resgatadas pela Polícia Federal e pelos órgãos ambientais no país estão o pássaro-preto, o curió e o papagaio-verdadeiro, tendo esta última espécie ganhado espaço nas páginas deste diário nesta semana. Como noticiado, uma ação conjunta entre equipes da Polícia Militar interceptou um veículo que realizava o tráfico de aves da fauna silvestre na região de Presidente Prudente. O flagrante ocorreu na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Dracena.
Após denúncia, um veículo com placas de Lucélia foi abordado, e no porta-malas os militares encontraram quatro caixas de papelão, que armazenavam 21 filhotes de papagaio-verdadeiro. Uma tremenda judiação. No total, foi aplicada multa por maus-tratos a aves silvestres no valor de R$ 63 mil, e outra de R$ 10,5 mil por transportar aves da fauna silvestre sem autorização. Infelizmente, sabemos que, na maioria dos casos, esse tipo de penalidade não surte o efeito desejado, que é acabar com o tráfico de animais silvestres. Não raro vemos as mesmas pessoas sendo pegas em flagrante inúmeras vezes praticando esse tipo de crueldade.
Fato é que, se existe este tipo de situação, é porque, da mesma forma, existe quem compre e financie o contrabando de animais silvestres. 
Não faz sentido retirar uma espécie de seu habitat natural, que tem a missão de cumprir seu papel no equilíbrio do meio ambiente e da natureza, para encarcerá-la em uma gaiola, simplesmente pelo prazer de mantê-la em casa. Não somente quem trafica, mas também quem compra e financia este tipo de mercado negro, precisa sofrer punições severas. Muitas das vezes, os animais brasileiros, especialmente as aves, são cobiçados no exterior, por sua beleza e canto, valendo milhares de dólares mundo afora.
É triste pensar o quão egocêntrico é o ser humano, sempre achando que tem o poder de fazer o que bem entende com outros seres. No entanto, ninguém tem o direito de interferir desta forma no curso da natureza.

Publicidade

Veja também