Transporte público

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 25/03/2022
Horário 04:25

Tramita na Câmara Municipal de Presidente Prudente, com previsão de apreciação e votação na sessão ordinária da próxima segunda-feira (28), requerimento do vereador William Leite (MDB) que solicita informações sobre a SOU (Sistema de Ônibus Urbano) de Presidente Prudente.

Rol de perguntas
Após ampla exposição sobre a trajetória e compromissos da empresa que opera em caráter emergencial, a qual o vereador trata pelo nome de sua razão social que é Sancetur – Santa Cecília Turismo, são formuladas oito perguntas.

Mobilidade urbana
O requerimento pede à Câmara Municipal que oficie o prefeito Ed Thomas (PSB) para que, através da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, responda os questionamentos que estão sendo feitos. 

Número de ônibus
A primeira pergunta é sobre quantos veículos chegaram de imediato, quantos estão operando nesta data, e quantos reservas estão à disposição da empresa? A segunda: Quais as datas de chegadas de novos veículos, após o dia 8 de dezembro de 2021?

Valor do subsídio
O vereador quer saber também se a empresa descumpriu algum item do contrato. Se sim, quais as penalidades foram aplicadas? Quantos quilômetros foram rodados durante os 20 dias de isenção e qual o valor que o município teve que subsidiar?

Até o endereço
Outras perguntas: Qual o endereço comercial da empresa no município? Em qual data ela foi instalada neste endereço para atendimento ao usuário? Quantos funcionários foram contratados e qual a forma de contratação desses profissionais? 

Processo licitarório
Por fim: Até o momento, quantos quilômetros foram rodados, qual o valor repassado à empresa e qual o valor arrecadado com as passagens? Qual o andamento do processo licitatório para contratação definitiva da empresa que irá operar o transporte público?

Palácio da alvorada
O vice-prefeito Izaque Silva, que troca o Patriota pelo PL, envia ao Plantão foto e a informação de que esteve reunido ontem com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em Brasília; no Palácio da Alvorada.

Assuntos importantes
Na informação diz que esteve acompanhado de seu assessor Geraldo Saturnino e o encontro reuniu também o assessor especial do presidente Bolsonaro, o tenente Mozart Aragão, para tratar de assuntos importantes de Presidente Prudente.

Questão de fidelidade
Parente distante do presidente Bolsonaro, a deputada estadual Valéria Bolsonaro, que é natural de Santos, troca o PSL pelo PL. Sua filiação é recebida como reafirmação da fidelidade bolsonarista.

Crescimento do PL
Além de Valéria, pelo menos outros 15 deputados aliados ao governo trocaram de partido. A maioria dos novos integrantes do PL eram do PSL que se fundiu com o DEM, formando o União Brasil.

Tempo ao tempo
Os vereadores eleitos pelo DEM, Enio Perrone e Joãozinho da Saúde, ainda não se manifestaram se estarão incorporados ao União Brasil ou mudarão de partido até 1º de abril. Portanto, resta uma semana. Há indícios de que ficarão no União Brasil.

Publicidade

Veja também