Transumanidade

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 01/09/2020
Horário 04:18

É uma confusão danada: vírus de um lado, máquina querendo virar gente do outro, grana encurtando, criançada em casa deixando pais malucos. E mesmo assim, o ser humano todo poderoso continua todo poderoso. Hoje se tenta fazer a fusão “homem-máquina” e especialistas creem que a inteligência artificial das máquinas se equiparará a dos seres humanos, logo aí, até 2050. 
Os computadores já começam a aprender como gente: é o nascimento do transumanismo. Este promete aumentar e aprimorar as capacidades físicas, mentais, intelectuais e até emocionais dos seres humanos. O problema, leitor, é que a transumanidade tem similaridade com a eugenia do nazismo de Hitler. 
Essa “brincadeira” poderá nos trazer sérias consequências, por ser irreversível. Fato esse nos lembra do diálogo de Alice com o Gato no País das Maravilhas: “Que caminho devo tomar para sair daqui? pergunta Alice. “Isso depende de onde você quer chegar”, respondeu o Gato. “O lugar pouco importa”, falou Alice. “Então não importa o caminho que vai tomar...”, respondeu  o Gato.  

Se a ciência nos trouxe muitos benefícios, trouxe também malefícios: poluição atômica, armas químicas, ameaça nuclear...

Os cientistas nessas experiências não sabem e nem querem saber onde chegar. Isso não é muito perigoso e inconsequente, não? Se a ciência nos trouxe muitos benefícios, trouxe também malefícios: poluição atômica, armas químicas, drogas, destruição do planeta, ameaça nuclear, possibilidade de guerra atômica... Desejam agora manipular o próprio homem! Surgirá uma fria elite de poder “homem máquina” que escravizará 99% da humanidade? Prezado leitor, você considera que o mundo melhorou ou piorou após ter se tornado tão científico, tão pragmático e tão tecnológico?

Adendo – Maria Benedito, quanto ao comentário do meu artigo “Pandemia e SUS”, concordo com você acerca da Unimed: a gente paga todos os meses mesmo que fique quatro anos sem ir ao médico, o que é literalmente injusto. Quando necessita consultar, ouve da secretária: “só daqui a quatro meses”. Se a pessoa não chega a óbito nesse tempo, marca horário da consulta. Mas espera para ser atendida de quatro a cinco horas e é consultada, muitas vezes, em quatro a cinco minutos. Assim como você também penso em cancelar o plano Unimed. É descaso demais! Ninguém merece! Ninguém!


 

Publicidade

Veja também