Tratativas buscam reativação da estrutura do Hospital São João em Prudente

Deputado Bragato, articulador da possibilidade, se reuniu com Kassab, prefeitos e representantes de Santas Casas para tratar sobre convênios e liberação de recursos

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 14/06/2023
Horário 16:54
Foto: AI/Mauro Bragato
Reuniões com o deputado Mauro Bragato e Kassab tiveram a presença de vários prefeitos
Reuniões com o deputado Mauro Bragato e Kassab tiveram a presença de vários prefeitos

Está em tratativa uma nova data para a visita do diretor da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Chavantes (SP), Anis Chattas Mitri Filho, e o representante do prédio do antigo Hospital São João, situado no Jardim Aviação, em Presidente Prudente, Fernando Nicolau, para possíveis negociações de reabertura da antiga estrutura, após sete anos do encerramento de suas atividades, na época psiquiátricas, em 28 de dezembro de 2015, como divulgado neste jornal, na Coluna Plantão, pelo jornalista Homéro Ferreira, no fim de semana. 

Como publicado, caso seja fechado negócio com o dono do prédio, o hospital, que era psiquiátrico, deverá passar a ofertar atendimento clínico geral, inclusive de atendimento aos usuários do Iamspe (Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual) . Como amplamente mostrado por este diário, em Prudente, a ausência de um hospital habilitado para atender funcionários públicos conveniados ao Iamspe completou um ano em 1º de março deste ano e permanece em situação indefinida.

Segundo a Assessoria de Imprensa do deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), responsável por essa articulação envolvendo a reativação do Hospital São João, a ideia era realizar uma reunião nesta semana, contudo, não foi possível. E assim que fechada a nova data, esta será divulgada. “É de fato uma proposta que está bem encaminhada. Durante o encontro, o parlamentar espera que o senhor Anis Chattas Mitri Filho confirme o interesse em reabrir o hospital, que conta com 160 leitos, para atender a população”, expõe a assessoria do deputado. 

E nesta terça-feira, Mauro Bragato desempenhou um papel fundamental ao articular outras duas reuniões de grande relevância com o secretário de Governo e Planejamento Estratégico, Gilberto Kassab, que contou com a presença de diversos prefeitos e representantes das Santas Casas do Estado de São Paulo.

O primeiro encontro teve como objetivo discutir a situação dos convênios firmados entre o Estado e as Prefeituras, bem como a liberação de recursos para a execução de obras nos municípios. Durante a reunião, Kassab reforçou o compromisso do governo do Estado em honrar os acordos estabelecidos pela gestão anterior com as administrações municipais. 

E, além disso, anunciou a criação de um planejamento estratégico para a realização de obras nos municípios nos próximos três anos. "Vamos honrar os convênios já assinados e nos reunir com as Prefeituras para fazer um planejamento de investimento nos municípios paulistas", afirma o secretário.

Liberação de recursos

Posteriormente, o deputado e o secretário se reuniram com uma delegação de representantes das Santas Casas de Presidente Venceslau, de Cerqueira César (SP), Palmital (SP), Pirajuí (SP), Martinópolis, Pompeia (SP), Taguaí (SP), e Ourinhos (SP), onde a pauta foi: medidas para a liberação de recursos e para o fortalecimento dos laços entre essas importantes instituições de saúde e o governo paulista.

"As reuniões foram extremamente produtivas e demonstraram o comprometimento do governo do Estado em atender as demandas da nossa região. Trabalhando juntos, conseguiremos avançar no desenvolvimento econômico e social, beneficiando tanto os municípios quanto as instituições de saúde. Continuaremos empenhados em representar os interesses da população e buscar recursos para a concretização de importantes projetos em benefício de todos", salienta o deputado, assegurando que essas reuniões representam um passo significativo na busca por soluções efetivas para impulsionar o desenvolvimento regional e garantir a qualidade de vida dos cidadãos. 

Leia mais:

Reabertura de hospital

Santa Casa de Prudente diz que tratativas com Iamspe continuam, mas sem data para conclusão

Iamspe aguarda reunião com Santa Casa para tratar sobre retomada de atendimentos

Publicidade

Veja também