Treinador qualifica corredora: “Uma pessoa incrível com resultados incríveis”

Proprietário e treinador da ALM Assessoria Esportiva, Everton Gustavo Lopes Corrêa, o Alemão, está trabalhando com dona Fátima há quase 6 meses: “Admiro muito sua resiliência”

Esportes - DA REDAÇÃO

Data 25/07/2023
Horário 05:10
Foto: Cedida
Dona Fátima e Alemão na 1ª Corrida Batatec, ontem, em Prudente
Dona Fátima e Alemão na 1ª Corrida Batatec, ontem, em Prudente

Falando propriamente de Aparecida Fátima Pereira Viana, 65 anos, que participou no domingo da 1ª Corrida Batatec, em Presidente Prudente, ontem, o proprietário e treinador da ALM Assessoria Esportiva, Everton Gustavo Lopes Corrêa, o Alemão, como é conhecido, diz que está trabalhando com ela há quase seis meses. “Ela é uma pessoa incrível com resultados incríveis! Isso desde sempre, mas ainda mais agora que entrou numa parte mais técnica. A conheço já tem muitos anos e admiro muito sua resiliência, essa garra que ela tem em relação ao esporte”, destaca o primeiro treinador de corrida de dona Fátima, que sempre correu por conta própria.

Segundo ele, a filha dela, Beatriz Pereira Viana, que é profissional de educação física também, já foi atleta e a incentiva muito. Alemão diz que ela sempre a orientou, mas de maneira mais esporádica, algo mais pensando na saúde, na vivência, na participação da mãe nos eventos. Algo mais festivo para que ela estivesse no meio da comunidade. “E isso é muito bom para todo mundo, inclusive para dona Fátima. Mas, que bom, que com alguns objetivos um pouco mais ambiciosos quanto aos próprios resultados, elas me procuraram nesse ano e iniciamos os trabalhos”, menciona Alemão, que reforça conhecer dona Fátima das corridas, de muito, muito tempo antes de entrar na faculdade. 

“A CONHEÇO JÁ TEM MUITOS ANOS E ADMIRO MUITO SUA RESILIÊNCIA, ESSA GARRA QUE ELA TEM EM RELAÇÃO AO ESPORTE”
Everton Gustavo Lopes Corrêa, o Alemão

Em conjunto os dois fazem o acompanhamento de dona Fátima. Bia foca no treinamento de força que é imprescindível para o desenvolvimento dela e manutenção da saúde articular e estrutural propriamente dita. “Eu faço treinamento de corrida e está dando tudo super certo, uma frequência em média de quatro corridas. E o volume semanal algo em torno de 35 a 40 quilômetros de treinamento”, cita. 

Preparação para 1ª maratona

Muito empolgado com dona Fátima, Alemão conta que estão agora quase no meio do ciclo para a primeira maratona dela em setembro, em Buenos Aires, na Argentina. A ideia segundo ele, é que a corredora faça a primeira maratona já projetando o índice para Boston. Alemão cita que no dia 3 de junho, ela participou e foi campeã da categoria por idade da 38ª Meia Maratona Internacional de Porto Alegre (RS) onde foi esse o start quanto à questão de rendimento onde a atleta que tinha 1hora e 42, 43, 44 na meia maratona e conseguiu correr 1 hora e 38 minutos. 

“Foi uma conquista histórica, tanto para ela, particularmente falando, quanto para mim como profissional. É um dos meus maiores feitos enquanto profissional da área. Fico muito feliz. Depois disso a gente teve algumas participações em provas da região utilizando como treinamento mesmo”, frisa. 

Dona Fátima foi campeã dos Jori (Jogos Regionais do Idoso), correu na última semana nos os Jogos Regionais. Fez sua melhor marca nos 10 mil m (metros) de pista, correndo 45 minutos e alguns segundos. “E agora correu a prova da 1ª Corrida Batatec também encarando como parte do treinamento, adaptamos a semana para isso e ela fez uma marca incrível. Sem dúvida alguma a melhor na respectiva distância, pensando em prova de rua”, acentua Alemão.

Respeitando limites

Por enquanto, Alemão diz que não atingiram o que seria o pico de treinamento, pensando no objetivo da maratona que será uma novidade para dona Fátima. Mas segue com muita cautela, respeito ao seu histórico quanto corredora. Ele diz que ela corre há um tempo bem considerável, mas com treinamento sistemático planejado tem poucos meses. 

“E é preciso levar em consideração as questões fisiológicas. Uma mulher dessa idade, com as experiências em relação à atividade física ao longo da vida, precisa ser tudo muito cauteloso e específico pensando no que ela já fez e projetando para o que ela pretende fazer e tem como objetivo”, destaca o treinador.
 


 

Publicidade

Veja também