Treinamento prático otimiza salvamentos aquáticos

Frequentemente, bombeiros realizam atividades no Centro Olímpico para o aperfeiçoamento das técnicas e manutenção dos conhecimentos necessários para estas ocorrências

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 12/11/2020
Horário 04:00
Weverson Nascimento - Técnicas de salvamento são exaustivamente treinadas pelos bombeiros
Weverson Nascimento - Técnicas de salvamento são exaustivamente treinadas pelos bombeiros

Dentre as diversas formas de atuação do Corpo de Bombeiros na região de Presidente Prudente estão as ocorrências que envolvem atividades de prevenção em locais aquáticos, socorro às pessoas que estejam em situação de risco ou se afogando nestes locais, bem como os demais acidentes que demandem algum tipo de salvamento aquático. Pensando nisso, toda semana os oficiais realizam um treinamento prático para o aperfeiçoamento das técnicas de salvamento e manutenção dos conhecimentos necessários para estas ocorrências. 
De acordo com o  1º-tenente Marcos Ferreira de Souza, está dentro da missão da corporação a proteção da vida, do meio ambiente e do patrimônio, o que faz com que ela atue nas mais variadas ocorrências, inclusive as aquáticas. “Nos dias mais quentes, a população, de forma geral, procura piscinas, rios, lagoas, represas e praias, para se banhar ou mesmo andar de barcos, esquecendo, muitas vezes, dos perigos de afogamento que sempre surgem para aqueles que, além de não saberem nadar, são imprudentes e não respeitam as normas de segurança”, aponta o tenente.
Para que imprevistos não ocorram, ele alerta que uma adequada prevenção de afogamentos se faz, inclusive, através de sinalização, observação dos banhistas, advertências, orientações, emprego de equipamentos adequados, campanhas educativas e de esclarecimento. “Tudo isso aliado ao treinamento constante dos bombeiros”.

Treinamento prático

Em Presidente Prudente, e na região, segundo o tenente, existe uma demanda para estes tipos de ocorrências, já que a cidade conta com o Balneário da Amizade, que é muito frequentado por banhistas, além de rios, represas e piscinas. Na região, de janeiro a outubro de 2020, para se ter uma ideia, 30 ocorrências que envolvem algum tipo de salvamento aquático foram registradas. “Com a inauguração do Complexo Aquático do Centro Olímpico e do Centro de Treinamento de Salvamento Aquático e Mergulho, anexo ao referido complexo, o Corpo de Bombeiros de Presidente Prudente passa a ter um local de referência para treinamentos de salvamento aquático”.
Com o complexo aquático, os bombeiros treinam os nados tradicionais na piscina olímpica para adquirir resistência física, e já na piscina de treinamento específica, realizam repetidas vezes as técnicas de salvamento aquático e mergulhos. “Ao final das instruções, os militares são submetidos às simulações de ocorrências reais, onde são colocados em prova todo o conhecimento de salvamento aquático adquirido”.

Técnicas empregadas

Existem várias técnicas, no entanto, as mais importantes de serem exaustivamente treinadas, de acordo com o tenente são: técnicas de entrada em local aquático, técnicas de paramentação com equipamentos de salvamento aquático, técnicas de abordagem ao afogado, técnicas de desvencilhamento da vítima de afogamento, técnicas de reboque da vítima, técnicas de retirada das vítimas do local aquático e atendimento de primeiros-socorros.
“Os treinamentos são importantes, pois os afogamentos, muitas vezes, são decorrentes principalmente da imprudência dos banhistas aliada ao fato de que muitos locais não são atendidos por guarda-vidas civil ou bombeiro militar, como, por exemplo, lagoas e represas em propriedade rural privada”. Sendo necessário, nestes casos, um deslocamento das equipes, que, por sua vez, devem estar treinadas e condicionadas aos salvamentos aquáticos.

SAIBA MAIS
Todos os bombeiros, sem exceção, treinam técnicas de salvamento aquático, pois a qualquer momento tal militar pode ser empenhado para executar atividade de guarda-vidas, ou ainda ser solicitado quando de serviço, através do telefone 193, para socorrer pessoas que estejam se afogando. Os bombeiros de Presidente Prudente treinam técnicas de salvamento aquático e mergulho em outros lugares também, como Balneário da Amizade, Rio Paraná, entre outros. 

Fotos: Weverson Nascimento 

treinamento aquático de bombeiros região de presidente prudente
Equipamentos são fundamentais para a excelência no atendimento da ocorrência 

bombeiros de presidente prudente treinam técnicas de salvamento aquático
Todos os bombeiros, sem exceção, treinam técnicas de salvamento aquático

bombeiros de presidente prudente treinam técnicas de salvamento aquático
Treinamentos ocorrem no complexo do Centro Olímpico, em Prudente

Publicidade

Veja também