Treinos em casa exigem acompanhamento profissional

Com a pandemia, procura pelo personal trainer cresceu; exercícios específicos e adaptações de alguns ao local da atividade estão entre os benefícios de se ter um

Esportes - OSLAINE SILVA

Data 07/05/2021
Horário 09:00
Foto: Cedida
Anderson é especialista e trabalha com pessoas especiais com baixa mobilidade
Anderson é especialista e trabalha com pessoas especiais com baixa mobilidade

Diante da pandemia do novo coronavírus e o consequente abre e fecha das academias, algumas pessoas optam por contratar um personal trainer para malhar em casa. Além disso, ter o seu próprio personal é um benefício para quem não se sente confortável em sair de casa. 
De acordo com o educador físico, Renan Paulo Coutinho de Oliveira, 29 anos, desde o início da pandemia a procura por seus serviços como personal em casa aumentou em mais de 500%. “Fiquei muito surpreso e contente também. Com a pandemia, grande parte do público optou por ter um personal em casa para se exercitar. Quando as academias estão fechadas, não é todo mundo que consegue treinar sozinho, então busca pelos serviços qualificados de um profissional”, salienta.
Anderson Soares Davino entende que com este novo estilo de vida, as pessoas não querem arriscar, pois a grande maioria tem algum parente mais idoso ou com alguma comorbidade que os deixa ainda mais frágeis não podendo de forma alguma se contaminarem com a Covid-19. “A pandemia me trouxe mais alunos e com isso estou podendo refletir mais sobre a vida e ser muito mais positivo. Eu gosto de transmitir esta positividade aos meus alunos. Amo de paixão o que faço e o bem que isso pode passar para o próximo”, exalta Anderson.
Ele, que está se especializando em Terapia Bioenergética, diz que as pessoas não querem mais apenas treinar o simples “3x10 e descansar um minuto”. Segundo Anderson, durante o treino as pessoas gostam de conversar sobre qualquer coisa que as fazem se sentir bem naquele momento, desde uma receita de bolo até o seu passado.

Benefícios de um personal próprio

Renan frisa que os benefícios de treinar com personal em casa são inúmeros: avaliação física corporal para acompanhar o percentual de massa magra e gordura; treinos personalizados específicos para atender as necessidades de cada um; adaptação dos exercícios ao local de treino; além de reduzir o risco de contrair o vírus estando fora de casa.
Conforme ressalta, não há uma regra específica para o tempo de uma aula. Cada pessoa tem um ritmo, um objetivo, uma resistência física, um tempo de ação e reação. “Tem que se trabalhar da melhor forma possível para que o treino seja positivo na vida diária dele [a] e que alcance de modo mais saudável os seus objetivos. Tenho alunos que treino de 40 minutos até uma hora”.

Cuidados são necessários

Antes de treinar, Renan aconselha que é sempre bom estar com os exames de coração atualizados com pelo menos dois anos para monitorar a arritmia cardíaca e fazer semestralmente exames de sangue para averiguar as taxas de colesterol, diabetes, trigliceres, entre outros.
Anderson, hoje em dia com todas as tecnologias, aplicativos disponíveis, blogueiros e influencers, as pessoas acreditam que podem fazer exercícios e seguirem dietas fitness como ditam na internet. Mas, o que não entendem é que tudo isso é mais complexo do que parece, pois cada corpo responde diferente para cada ação que for criada para ele. “Sem a avaliação de um profissional da saúde, a própria pessoa está se colocando em risco”, explica Anderson.

Um leque de possibilidades

Cada personal gosta de trabalhar de uma forma, com ou sem certos tipos de equipamentos. Anderson, por exemplo, utiliza cones, corda naval, pula corda, anel, barra, anilhas, bolas de vários tamanhos, TRX, colchonetes, bastões, elásticos, faixas band’s, etc. “E muita criatividade para que a aula saia a mais perfeita possível. Se eles saem satisfeitos eu sei que fiz uma ótima aula”, salienta o personal.
Anderson acrescenta que estes tipos de treino em casa estão chamando a atenção de casais também. “Com o dia corrido eles estão colocando atividade física como essencial na melhora física e mental. Algo que me agrada em ver e poder participar desse momento de alegria e prazer”.

SERVIÇO
Quem quiser saber mais sobre o trabalho do personal Anderson Soares Davino, siga-o em seu Instagram @soaresdavino. Já para seguir Renan Paulo Coutinho de Oliveira: @renancoach.

Foto: Cedida

Antes de treinar, Renan aconselha que é sempre bom estar com os exames atualizados

Publicidade

Veja também