Três perigosos fatores para a demência

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 17/04/2024
Horário 05:00

Ele está conosco desde que nascemos, precisamos dele, e sem ele não podemos viver: é o ar, ou melhor, o oxigênio. Nossa primeira respiração é um alívio para nossos pais, visto que vem acompanhado de choro e assim uma expansão dos nossos pulmões.
Mas, não importa onde vivemos, este ar nem sempre é de boa qualidade. Foi a época que na zona rural o ar do “campo” é puro, hoje está contaminado pelas chaminés das fábricas, dos escapamentos dos veículos, o ar está poluído, e isto não é bom para saúde.
Outro componente que no dia a dia está presente é o álcool, ou melhor, o consumo de álcool, que cada dia vem adquirindo mais consumidores. Muitas vezes em embalagens e garrafas bonitas e atraentes, mas com grau de “álcool” cada vez maior. E o grau de destruição das células do cérebro se faz lentamente.
E o terceiro elemento que acomete quase 10% da população é o diabetes mellitus.
Pronto: três componentes que podem trazer má qualidade de vida, mas que juntos, estão implicados em surgimento das principais doenças degenerativas que podem levar à demência.
Estudos comprovam que a identificação de um ponto frágil no cérebro, especialmente as áreas que se desenvolvem tardiamente, mais especificamente, na adolescência com a função de processar e integrar informações por meio de diferentes modalidades e sentidos, são as mais sensíveis, e são as primeiras a se alterar, sendo assim, mais suscetíveis ao envelhecimento cerebral e consequentemente as doenças neurodegenerativas.
As pessoas, geralmente, com demência, não sabem que possuem a condição de ter uma destruição destas células cerebrais.
Sabemos que certas regiões do cérebro se degeneram mais cedo no envelhecimento que outras áreas cerebrais, sendo assim, mais vulneráveis que outras regiões. Estes três fatores unidos são chamados fatores de alto risco para demências, isto falando em pessoas com idade acima dos 45 ou 50 anos.
Mas o que podemos fazer?
O importante que sabemos que estes três fatores associados estão muito mais implicados em produzirem alterações das células cerebrais e degeneração.
1- Controle do diabetes
Sabemos que o diabetes mellitus não tem cura, mas tem tratamento e várias são as opções a começar com uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes. Boa hidratação e atividade física regular, apropriada. Se os níveis do açúcar do sangue estão apropriados já é um bom sinal do controle. Muitas vezes necessita de uso de medicamentos chamados hipoglicemiantes orais, e alguns uso de insulina.
2- Consumo do álcool
Este é um dos problemas das sociedades modernas, pois disponibilizam como “substância legalizada” e aprovada para consumo, deixando com que a consciência da pessoa possa fazer uso ou não. Não importa se é destilado, fermentado, com pouca concentração de álcool, uma taça ao dia ou uma garrafa por semana. Se está implicado em destruição das células cerebrais, qualquer ingesta já será prejudicial.
3- Ar ambiente
Este fator quase sempre será o mais difícil de controlarmos. Se vivemos nas zonas rurais a poluição já está instalada, se moramos nas áreas urbanas, o nível da qualidade do ar, quase sempre é ruim.
Buscar ambientes saudáveis e manter qualidade de vida, este continua sendo o nosso desafio.
 

Publicidade

Veja também