Três travesseiros para dormir bem

OPINIÃO - Sergio Munhoz Pereira

Data 15/03/2023
Horário 04:30

Você sabia que são três travesseiros para dormir bem? Para cabeça, costas e pernas. Parece estranho já que sempre pensamos que basta um para a cabeça. 
Faz parte da nossa anatomia da coluna cervical, o pescoço, curvatura que ao deitar pode comprimir ou estirar os músculos produzindo contrações e dor.  
A boa qualidade do sono dos idosos quase sempre é interrompida pelas dores que surgem na terceira idade, dificultando a eles adormecer. Na terceira fase da vida, é normal que o sono seja mais fragmentado e menos profundo, distribuído ao longo do dia, como em pequenos cochilos. 
Se uma boa cama e um colchão são importantes, o travesseiro deve ser mais um aliado. Assim, é fundamental escolher travesseiros que vão ajudar o idoso a ter uma noite saudável e tranquila. 
Se você é responsável por um idoso, veja abaixo cuidados na compra de travesseiros para uma boa noite de sono dele. 
1-Posição de dormir 
A posição que o idoso costuma dormir pode ajudar a definir a escolha do travesseiro. Muitos idosos, devido às deformidades da coluna vertebral e às alterações das articulações, quase sempre preferem dormir de lado ou de barriga para cima. O travesseiro firme e de altura média é indicado para quem dorme de lado. Se ele dorme de costas, pode investir em travesseiros mais macios, mas que não afundem sua cabeça. Travesseiros de corpo podem ser utilizados em diferentes partes (como joelho e lombar) para ajustar melhor a posição em que a pessoa dorme. 
2- Tipos de travesseiros 
Hoje em dia são disponibilizados vários tipos de travesseiros. É importante conhecer principalmente os três tipos mais utilizados.  
Os de espuma viscoelástica é indicado para uso em diferentes posições, pois a espuma se molda com facilidade; o de fibra e microfibra é indicado para quem é alérgico a outros tipos de materiais; e o constituídos de penas de ganso ou pluma é mais indicado para quem dorme de lado, pois é macio e confortável, todavia, não acomoda bem a coluna.  
Confira se está no momento de trocar o travesseiro de seu parente idoso e comprar os três.


 

Publicidade

Veja também