O Sesc Thermas de Presidente Prudente preparou um final de semana repleto de atividades que celebram a memória, a ancestralidade e a diversidade da cultura popular brasileira. A programação gratuita reúne oficinas, shows e experiências que valorizam a arte escrita, a música e as brincadeiras sensoriais, promovendo experiências para todas as idades.
Neste sábado, às 15h, o escritor Samarone Lima conduz a oficina Escrita Criativa - “Poesia, memória e ancestralidade”, no Quiosque do Sesc. A proposta é despertar a criatividade por meio da memória pessoal e coletiva, resgatando histórias como fonte de inspiração. A classificação etária é de 16 anos e as senhas para participação estarão disponíveis no local com 30 minutos de antecedência.
Logo depois, às 16h, a Área de Convivência recebe o show “Que Ney sou eu?”, com o cantor e ator Maia, que homenageia os 83 anos de Ney Matogrosso. No repertório, sucessos como “Sangue Latino”, “Balada do Louco” e “O Vira”, interpretados com o timbre marcante de contratenor do artista, acompanhado pela banda brotense Soul Mundo.
Natural de Pirapora (MG) e criado em Franca (SP), o multifacetado artista construiu sua trajetória nas artes cênicas e na música, destacando-se pela versatilidade e pela semelhança artística com Ney Matogrosso.
Em 2023, lançou o espetáculo “Que Ney sou eu?”, sob direção musical de João Cléber Frutuoso. Influenciado por nomes como Elis Regina, Maria Bethânia e Caetano Veloso, o intérprete imprime identidade própria às suas performances, unindo inspiração, estética e emoção.
Parceira de palco nesta homenagem, a banda Soul Mundo foi criada em 2013 e apresenta influências da Black Music, do Soul e do Samba. Liderada pelo músico João Cléber Frutuoso, o grupo já se apresentou em diferentes Estados do Brasil e em festivais internacionais, como o Festival de Jazz de Xangai, na China.
No sábado e domingo, das 14h30 às 16h, o Sesc promove a vivência “De boca em boca: ocupação brincante”, com Renata Laurentino e o Grupo Babado de Chita. Inspirada na cultura tradicional brasileira, a atividade propõe a confecção de máscaras, brincadeiras sensoriais e jogos que exploram as expressões humanas e a alimentação saudável.
O espaço será dividido em duas estações, a Estação Criar: produção de máscaras inspiradas na diversidade estética e nas funções da boca; e Estação Brincar: brinquedos artesanais e atividades lúdicas inspiradas nas festas juninas populares. A ação é gratuita e necessita a retirada de senhas com 30 minutos de antecedência.
Já domingo, às 11h, o Quiosque se transforma em um grande espaço interativo com o Quintal Lúdico, do Grupo Semear. A proposta reúne ações de exploração de sentidos, musicalização, leitura, pescaria, arte, construção com madeira e vivência com areia, oferecendo momentos de descoberta e integração entre gerações.
A última apresentação do domingo inicia às 16h, na Área de Convivência, com o espetáculo musical “Gestinho Sonoro”. Em um cortejo que parte do ‘Quintal do Brincar’ até o palco principal do Sesc, no qual o público é convidado a mergulhar em um universo de máscaras, cantos, trava-línguas e danças livres, exaltando de forma coletiva a riqueza da cultura popular. A festa é comandada por Renata Laurentino e o Grupo Babado de Chita, com entrada livre e gratuita.
Príncipe do Gueto
Escritor Samarone Lima conduz a oficina Escrita Criativa - “Poesia, memória e ancestralidade”
Acervo pessoal
“Gestinho Sonoro”: público é convidado a mergulhar em um universo de máscaras, cantos, trava-línguas e danças livres
Acervo pessoal
Hoje e amanhã, Sesc promove a vivência “De boca em boca: ocupação brincante”
Acervo pessoal
Quiosque se transforma em um grande espaço interativo com o Quintal Lúdico, do Grupo Semear