Eles são considerados os melhores amigos do homem. Pena que, nem sempre, a recíproca seja verdadeira. Extremamente fiéis e dedicados aos seus tutores, os cães são o retrato perfeito do amor incondicional. Para eles, sua vida gira em torno dos momentos compartilhados com a família. Muitas vezes, até mesmo deixam de se alimentar enquanto seu dono não chega em casa. Como explicar tamanha devoção?
É difícil. Mas, mais complicado ainda é entender como alguém tem coragem de “se livrar” de seu animal de estimação como se fosse um objeto inservível. São tantos bichinhos abandonados pelas ruas, muitas vezes vagando sem rumo, tentando encontrar o caminho de casa, sem compreender como foram parar ali, tão longe de sua “família”. Talvez eles nem percebam que foram “descartados” à própria sorte.
Já há muitas edições, este diário publica fotos de animais à espera de um novo lar. Na maioria das vezes, eles foram resgatados das ruas e estão em lares temporários, com o auxílio de pessoas que, de fato, se importam com este triste problema tão comum nas cidades. Casos de cães e gatos doentes, atropelados, maltratados, sofrendo as mazelas das ruas, povoam as redes sociais de protetores.
São situações tão absurdas que, não raro, deixamos de olhar, como se, ao fechar nossos olhos, esta realidade não existisse. Pura ilusão. O sofrimento continuará ali, no cachorro idoso e frágil que foi colocado para fora de casa; nos cães cujos que os tutores se mudaram, mas acharam que os animais “não cabiam” na nova residência; na cadelinha que, mesmo prestes a ter filhotes, foi largada em uma via qualquer; no cão que vive amarrado, embaixo de sol e de chuva, privado de comida e água e de uma vida digna. Enfim, são inúmeras situações deploráveis a que muitos animais são submetidos, cujas histórias facilmente integrariam o roteiro de um filme de terror.
Contudo, felizmente, existem muitas pessoas que amam incondicionalmente seus animais. E são elas que sentem compaixão por aqueles que vagam pelas ruas, dormem ao relento, sofrem maus-tratos, não medindo esforços para proporcionar-lhes uma vida melhor. Graças às atitudes solidárias dos protetores, muitos animais têm a segunda chance de encontrar o amor que tanto procuram. Uma ação que visa fomentar a adoção responsável é a exposição #Adotei!, que está no Sesi (Serviço Social da Indústria) do Furquim, em Presidente Prudente, até o dia 23 de julho.
Desenvolvida em parceria com a protetora Luisa Mell, uma das mais atuantes do país, o projeto objetiva promover a sensibilização e conscientização sobre o gesto de adotar animais, em uma mostra fotográfica com imagens de personalidades, artistas e pessoas anônimas com seus pets. Só quem já teve a felicidade de adotar um bichinho entende a emoção de ter salvado uma vida, de ter encontrado um melhor amigo, de sentir um amor verdadeiro e inexplicável.