Tupi Paulista e Junqueirópolis: destaques no Programa Município VerdeAzul 2021

Cidades se destacaram em categorias representando a região das bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 19/12/2021
Horário 11:45
Foto: Sima
PMVA entregou troféus a equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021
PMVA entregou troféus a equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021

O PMVA (Programa Município VerdeAzul), coordenado pela Sima (Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente), premiou, nesta quinta-feira, em São José do Rio Preto, equipes, interlocutores e ambientalistas que se destacaram em 2021 pelos trabalhos à frente das cidades paulistas na implementação de políticas públicas e ações sustentáveis. Na ocasião, os municípios de Tupi Paulista e Junqueirópolis se destacaram em categorias representando a região das bacias hidrográficas dos rios Aguapeí e Peixe. 
O programa premiou a cidade de Tupi Paulista na categoria Equipe Articulada 2021 e também consagrou a coordenadora municipal do Meio Ambiente, Lourdes Alves da Cruz Grassi, como o troféu de Interlocutora Articulada. “Além de projetos para Tupi Paulista, eu sempre estou ajudando outros municípios quanto às atividades diretivas norteadoras pela agenda ambiental”, explica a vencedora. “Foi muito gratificante, fiquei muito feliz e contente por ter sido reconhecida pelos meus colegas”, acrescenta. 
No que diz respeito às políticas públicas e ações sustentáveis que foram colocadas em prática e reconhecidas através do PMVA, Lourdes destaca a coleta seletiva, o projeto de compostagem, o aterro sanitário, a estação de tratamento de esgoto e a arborização. Ambos, segundo ela, estão em atividade e, inclusive, aderindo constantes melhorias. 
A engenheira ambiental da Diretoria de Agricultura e Meio Ambiente de Junqueirópolis, Bianca Fazioni Gomes, também foi reconhecida com título de Interlocutora Articulada. “O prêmio simboliza o desempenho que a gente desenvolve durante o ano inteiro. É o reconhecimento do nosso trabalho”, pontua a profissional.
No município, um grande destaque promovido pela administração municipal é o projeto imóvel sustentável, que ocorre nas dependências da Escola Municipal Shigueko Oto Iwaki. O projeto é uma parceria entre o Setor de Educação e Meio Ambiente de Junqueirópolis, que, juntos, se empenharam em estruturar a escola para que todos os “itens” sustentáveis e ambientais estivessem em funcionamento. “Lá existe compostagem, reciclagem, horta orgânica e vários itens que contribuem para o cumprimento das diretivas sustentáveis do Programa Município VerdeAzul”, explica engenheira ambiental. 

Município VerdeAzul

Lançado em 2007 pelo governo do Estado, o Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão sustentável com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios. Desta forma, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.
“Entendemos que a política pública pode ser feita nos gabinetes, por meio de reuniões seja em São Paulo ou em Brasília, mas a aplicação dela só é possível em um lugar: nos municípios, de modo a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos. Então, esse projeto municipalista é fundamental, uma vez que atualmente o meio ambiente é pauta obrigatória. Já não há como se pensar em qualidade de vida sem falar em meio ambiente”, destacou o secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido, durante transmissão ao vivo da premiação.
O principal papel do PMVA, conforme o coordenador do programa, José Walter Figueiredo Silva, é o de induzir políticas públicas municipais, além de aproximar as prefeituras do corpo técnico da Sima, contribuindo para a implementação de ações em diversas áreas.

Participação dos municípios

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado à Secretaria Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente. As ações propostas pelo PMVA compõem as 10 diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
A escolha dos premiados foi feita pelos próprios interlocutores e suplentes do programa, entre 25 e 27 de agosto de 2021, e os dados contabilizados pela equipe Município VerdeAzul, da Sima. A indicação e a votação aconteceram com base nas trocas de experiências por meio de reuniões online e presenciais e capacitações.

Foto: Cedida


Lourdes, de Tupi Paulista, recebeu troféu de Interlocutora Articulada

Foto: Cedida


Bianca, de Junqueirópolis, também foi reconhecida com título de Interlocutora Articulada

Publicidade

Veja também