Turismo regional: em expansão

EDITORIAL -

Data 08/04/2022
Horário 04:15

Uma análise sobre o conceito de turismo é apresentada por De La Torre (1997) que considera: “o turismo é um fenômeno que consiste no deslocamento voluntário e temporário de indivíduos ou grupo de pessoas que, fundamentalmente por motivos de recreação, descanso, cultural ou saúde, saem do seu local de residência habitual para outro, no qual não exercem nenhuma atividade lucrativa nem remunerada, gerando múltiplas inter-relações de importância social,econômica e cultural”. 
O turismo, desde que bem trabalhado, pode ser uma excelente fonte de renda para os municípios e Estados. É, ainda, um importante fator para o desenvolvimento das cidades por conta da qualidade de vida que proporciona para a população local.
Conforme noticiado neste diário, o Ministério do Turismo divulgou, recentemente, o novo Mapa do Turismo Brasileiro, instrumento que reúne municípios que adotam o turismo como estratégia de desenvolvimento e identifica necessidades de investimentos e de ações para promoção do setor em cada região turística do país. Na 10ª RA (Região Administrativa) do Estado de São Paulo, Lucélia, Pirapozinho e Teodoro Sampaio foram incluídos ao Mapa do Turismo 2022. Os municípios são classificados de A a E no Mapa do Turismo. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo, a partir de algumas variáveis. Entre elas, a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, e a arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens. No novo Mapa do Turismo Brasileiro 2022, os três municípios se classificaram na categoria D.
A região tem muito ainda a mostrar em relação ao turismo e vem trabalhando veementemente para consolidar locais no turismo. Além disso, os benefícios do turismo têm-se apresentado na “economia, emprego, rendimento e na troca de conhecimentos culturais entre as diferentes culturas, principalmente nos países em desenvolvimento, um fenômeno considerado tendo por si efeitos na economia local e efeitos no emprego”.
O mapa reúne municípios com real vocação turística ou impactados pelo setor de viagem. O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do Ministério do Turismo para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. Qualquer município do país pode fazer parte do Mapa do Turismo. Para isso, os gestores municipais precisam assumir o compromisso de priorizar o setor, que é de fundamental importância na economia do nosso país, gerando emprego e renda para milhares de famílias em todo o país. Em breve, certamente, mais municípios da nossa região estarão neste mapa, pois, conforme dito, há muitos locais potenciais para o desenvolvimento neste setor. 
 

Publicidade

Veja também