Turismo religioso cada vez mais em evidência

Turismo Religioso - JOSÉ COSTA

Data 01/09/2020
Horário 05:25
Cedida: Armação da cúpula
Cedida: Armação da cúpula

O turismo religioso movimenta um número cada vez maior de peregrinos pelo país. Estima-se que 17 milhões de brasileiros tenham viajado no ano passado pelo Brasil motivados pela fé. Dois anos antes, esse número era de 3,94 milhões de viagens domésticas. Não tem sido diferente na cidade de Santo Expedito, que recebe o nome do padroeiro, o Santo das Causas Urgentes, onde houve um aumento significativo de turistas em relação ao ano de 2018.

Serviços

Todos os projetos e serviços relacionados ao turismo de Santo Expedito estão sob cuidados de Rafael Bento da Silva, presidente do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) e de Lilian Florentino de Oliveira, coordenadora do Turismo. Segundo constam os trabalhos realizados pelos dois setores afins, são de grande valor e sempre obtendo resultados positivos.

Cúpula e Coruchéu

No dia 19 de outubro, já está confirmada o içamento da cúpula sob a construção do santuário, como também o prolongamento da torre, conhecida como coruchéu. Ambas já foram montadas em terra e  serão colocadas naquela data, num trabalho de muitos cuidados e seguindo as determinações do projeto arquitetônico. A cúpula é uma estrutura metálica pesando 25 toneladas e o prolongamento cinco toneladas. Uma empresa especializada foi contratada para a execução dos serviços, ao custo de R$ 60 mil.

Como pagar

Para ajudar no pagamento desses serviços, estão sendo realizadas lives com o frei Zeca, um sacerdote cantor que pertence ao Clero de Maringá (PR). Ele está dando toda colaboração para que as obras sejam também uma realidade. As lives, num total de 10, sendo que duas já foram realizadas, ocorrem em todos finais de cada mês. Essa coluna estará divulgando o trabalho e as data de realizações. Ao todos são 10 “Lives Corações Solidários”.

Curiosidade do santo

Morte - Expedito morreu devido a ordens do imperador Deocleciano. Ele, até em seus momentos finais, não negava sua fé e buscava defender os cristãos. Outros mártires da religião católica como Maurício, Marcelo e Sebastião morreram ao lado de Expedito, derramando sangue e tendo as cabeças decepadas.

Padre Umberto (I)

Aos 24 de maio de 2009, em uma missa festiva celebrada por dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo Diocesano de Presidente Prudente, na presença de inúmeros fiéis e autoridades, padre Umberto Laércio Bastos de Souza assumiu a paróquia, sendo o primeiro pároco do município, tendo como principal missão dar início à construção do Santuário Diocesano. Assumiu também as funções de reitor do Santuário de Santo Expedito.

Padre Umberto (II)

Ele é um dos maiores incentivadores do turismo religioso de Santo Expedito, reconhece os trabalhos das autoridades municipais, do apoio do prefeito e, acima de tudo, valoriza muito as atividades do Comtur e da Coordenadoria do Turismo de Santo Expedito.

Covid-19

As autoridades da saúde do município estão atentas aos trabalhos de prevenção contra a Covid-19 e procuram fazer de tudo para deixar clara a preocupação com a população e com as visitas dos fiéis de outros municípios. Desde o início da semana, agentes da saúde estão entregando pessoalmente, em todas as casas, um jornal informativo sobre as prevenções e cuidados que se deve ter para evitar o contágio. “Temos que ter preocupações com os nossos turistas”, alegam as autoridades.

Publicidade

Veja também