A campanha “Juntos na guerra contra a dengue” é uma ação integrada entre a UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região) e a Prefeitura de Presidente Prudente, com apoio da iniciativa privada e da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Unimed , Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Lidera Grupo Empresarial , voltada ao enfrentamento e à prevenção da dengue na cidade. “O objetivo é mobilizar toda a população para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti e reforçar a importância dos cuidados preventivos, especialmente neste período de calor e chuvas”, explica o presidente da UEPP, Marcos Nomura.
A iniciativa, segundo Nomura, nasceu da preocupação conjunta da UEPP e do poder público com o aumento dos casos no inverno, seguido de um crescimento na primavera e no verão. A UEPP propôs unir forças com a Prefeitura para ampliar o alcance das ações e envolver diferentes setores da sociedade no combate ao mosquito. “A campanha tem como meta conscientizar e mobilizar a comunidade, promovendo a mudança de hábitos e a eliminação de possíveis focos do mosquito. Além disso, busca fortalecer a parceria entre sociedade civil, poder público e iniciativa privada, numa atuação conjunta e contínua de prevenção à dengue”.
De acordo com o presidente da UEPP, a campanha teve seu lançamento oficial no início de outubro e vai seguir até o começo de 2026, período em que há maior incidência da doença. Ele explica que a ação é dividida em duas frentes:
- Campanha educativa: panfletagem em locais de maior concentração de pessoas, como no Calçadão e na Avenida Ana Jacinta. “São ações de comunicação em mídias sociais e tradicionais, publicidade volante, distribuição de 60 mil folhetos, atividades em escolas municipais, universidades, condomínios, igrejas e empresas”;
- Mutirão de limpeza: é realizado sempre às quintas e sextas, com o objetivo de retirar materiais que possam acumular água e servir de criadouro para o mosquito. “Nesta quinta-feira [16], iniciamos o mutirão envolvendo caminhões patrocinados pelo setor privado e da Prudenco [Companhia Prudentina de Desenvolvimento], começando por aqueles bairros com maior índice larvário e maior número de casos confirmados. Toda a operação será coordenada pela Vigilância Epidemiológica e acompanhada pelos voluntários da UEPP”.
Para a UEPP, esta campanha reforça o papel das entidades e da sociedade civil organizada na promoção da saúde pública e da cidadania. “É um exemplo de como o engajamento coletivo pode gerar resultados concretos e salvar vidas. A dengue é um problema que só pode ser vencido com união, e é exatamente isso que a campanha representa - a soma de esforços em prol de um bem comum”, finaliza Marcos Nomura.
Foto: Cedida
Marcos Nomura, presidente da UEPP, na distribuição de panfletos no Calçadão sobre a campanha “Juntos na guerra contra a dengue”