Saúde inicia levantamento sobre infestação do mosquito da dengue em 4,2 mil imóveis de Prudente

Trabalho segue até final do mês e contemplará 821 quarteirões da cidade; metodologia permite compreender distribuição do Aedes e direcionar ações de controle

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 16/10/2025
Horário 16:42
Foto: Arquivo/Secom
Levantamento possibilita compreender distribuição do mosquito transmissor da dengue
Levantamento possibilita compreender distribuição do mosquito transmissor da dengue

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), deu início ao LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), método simplificado que permite obter de forma ágil indicadores entomológicos, possibilitando uma compreensão mais ampla sobre a distribuição do mosquito transmissor da dengue.

O levantamento começou na última semana, no dia 6 de outubro, e deve ser concluído até o final do mês. As equipes da VEM percorrerão 821 quarteirões, totalizando 4,2 mil imóveis vistoriados, distribuídos por todas as áreas da cidade.

De acordo com a supervisora da Vigilância Epidemiológica Municipal, Marília Wittica, houve uma mudança na metodologia, conforme as diretrizes do Ministério da Saúde. Anteriormente, o levantamento era realizado quatro vezes por ano, uma vez a cada trimestre.

Agora, o LIRAa será aplicado apenas uma vez ao ano, mas continuará fornecendo informações detalhadas sobre os IPs (índices prediais), isto é, percentual de imóveis positivos, e o IB (Índice Breteau), percentual de depósitos positivos.

“A nova metodologia permite identificar rapidamente os níveis de infestação em diferentes áreas do município, com o objetivo de otimizar e direcionar de forma estratégica as ações de controle do vetor”, explicou a supervisora.

Publicidade

Veja também