Um alívio... Pelo menos agora!

EDITORIAL -

Data 01/07/2022
Horário 04:15

Um alento para a população. Em tempos tão difíceis, onde tudo está absurdamente caro, que as prateleiras do mercado só colocam produtos com valores subindo cada dia mais, com combustível nas alturas, foi anunciado que os pedágios não sofrerão reajuste. É praticamente automático o aumento nas tarifas nesta época do ano e já estava nesta expectativa para quanto iriam os valores, porém, eles serão mantidos.
Mesmo com tarifas não tão baratas e que afetam, sim, diretamente o bolso do consumidor, é uma informação a se comemorar. Conforme publicado neste diário, a Secretaria de Logística e Transportes do Estado de São Paulo anunciou que não vai reajustar neste ano as tarifas de pedágios cuja mudança nos valores estava prevista para esta sexta. A atualização seria de 10,72% (IGPM) a 11,73% (IPCA) - dependendo do indexador do contrato de concessão - para perdas inflacionárias ocorridas nos últimos 12 meses (de junho de 2021 a maio de 2022). Segundo a pasta, "a decisão acontece por causa da atual conjuntura econômica e do custo Brasil, com a alta desenfreada dos preços, em especial de combustíveis". Realmente, o cenário econômico de cada cidadão não tem sido nada positivo. 
Além disso, a Secretaria de Logística e Transportes e a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) foram incumbidas de criar uma política estadual para as rodovias concessionadas paulistas para buscar soluções que, por um lado, não prejudiquem a população e os setores que dependem do transporte pelas rodovias, e, por outro, não inviabilizem os contratos assinados com as concessionárias.
Mesmo sem saber se o reajuste no próximo ano será muito alto, neste pelo menos, ficaremos com as mesmas tarifas. O cidadão tem sofrido muito com a alta de tudo e viver do salário tem sido um desafio para a maioria das famílias brasileiras. 


 

Publicidade

Veja também