A volta da publicação Plantão coincidiu com o debate entre os candidatos a prefeito de Prudente, promovido por O Imparcial, Rádio Comercial, Band Paulista e 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil). Um bom debate...
Para dizer que o debate foi bom, o Plantão leva em consideração a pluralidade de opinião, organização e transmissão ao vivo. Caso tenha ocorrido problema, certamente foi insignificante; dificilmente percebido por quem estava ouvindo ou assistindo.
Em debate, o debatedor pode até tremer, mas o mediador não. A posição mais difícil é a do mediador. O jornalista Hiltonei Fernandes teve firmeza necessária, capacidade profissional e habilidade de comunicação, gerando confiabilidade e imparcialidade.
Alguns candidatos a prefeito adotaram a posição de que parceiro é parceiro, de tal forma que seus convidados únicos para estarem no ambiente do debate foram os candidatos a vice-prefeito. Outros optaram por levar o coordenador ou o profissional de marketing.
O maior tempo corrido foi o das considerações finais (2 minutos), na seguinte ordem: Nelson Bugalho, José Lemes, Paulo Lima, Laércio Alcântara, Guilherme Piai, Juliano Borges, Luís Valente, Marcos Lucas, Ed Thomas e Fábio Sato.
Foram perceptíveis as intenções não explícitas e nem diretamente expressas nas mensagens de possível jogada de candidato que dá suporte para o outro e a intenção de alguns em desidratar a campanha de alguém. Portanto, nas estrelinhas.
A leitura do que ocorreu para além das palavras é um exercício que cabe aos próprios candidatos e suas assessorias. A leitura de comportamentos nos bastidores cabe aos candidatos a vice, coordenador ou de profissionais de marketing que estiveram na Band.
A leitura do Plantão é a seguinte: se saiu melhor quem apresentou dados; inclusive em números. A informação consubstanciada deu ao eleitor a visão de conhecimento da máquina administrativa. No mais, prevaleceu a subjetividade.
A visão acima tem o caráter técnico, mediante a observação de quem está no exercício profissional. É bem possível e até provável que o real formador de opinião veja assim, mas os eleitores em geral podem ter um olhar com percepção completamente diferente.
O Plantão constatou que o debate obteve ótima repercussão, pelos bons índices de audiências da Rádio Comercial e da TV Band Paulista; além do que foi noticiado por outras mídias e do que reverberou nas redes sociais.
É bem provável que a estrutura democrática do debate e o grande número de participantes, com as presenças de 10 dos 12 candidatos, inviabilizaram a pretensão de quem pretendesse tentar polarizar. Sem pesquisa, tudo parece muito aberto.
É até provável que alguns ou vários partidos tenham suas pesquisas em caráter extraoficial e conheçam o cenário de comportamento do eleitor neste momento. Porém, não cabe à mídia dar crédito à pesquisa sem o devido registro.