Um mês que ficará na história

Toninho Moré

COLUNA - TONINHO MORÉ

Data 30/04/2021
Horário 03:38

Hoje estamos fechando um mês que certamente ficará na história do Brasil. A violência da pandemia que assombra o mundo, fez milhares de vítimas de Covid-19 em nosso país. As autoridades sanitárias, políticos e população pensam no que deu tão errado até agora. Uma somatória de desacertos nos levou até isso. 

ENTREVISTA COM CARLOS REPELLI NA ÍNDIA 
Fiz uma entrevista com o cientista venceslauense Carlos Repelli. Ele reside nos Estados Unidos e trabalha para uma empresa de tecnologia na área de vias ferroviárias. Há três semanas está na Índia a serviço e vem presenciando o caos que vive aquele país com uma superpopulação e a vulnerabilidade de todos à Covid-19. 

TRAGÉDIA ANUNCIADA
Segundo Repelli, a Índia terá muitos problemas com a pandemia. Neste final de semana sairá do país a pedido de sua empresa, pois corre o risco de ficar isolado sem poder viajar de volta devido à proibição de voos.

IMPRESSIONANTE A SITUAÇÃO ATUAL
A luta para vencer as dificuldades que uma pandemia destas proporções nos impõe está por todos os cantos do mundo. Imaginem a Índia com 1,3 bilhão de pessoas, problemas sanitários sérios, como a higiene, por exemplo, diante de uma situação dessas. O Brasil vem apresentando até 78 mil infectados por dia. Lá são 350 mil por dia. Os dias vindouros para aquele país não serão fáceis. 

INÍCIO DAS OBRAS DO POÇO DA SUMARÉ 
No início da gestão, a prefeita Bárbara Vilches deu de cara com o problema crônico da falta d’água há muitos anos na Vila Sumaré. Quando virou o ano, a coisa emperrou de vez e todo o bairro ficou quase uma semana sem o abastecimento. Vilches partiu para o improviso de um emissário vindo da central de abastecimento do centro, que aliviou a questão e prometeu a perfuração de um poço. 

PROMESSA SENDO CUMPRIDA
O problema está a um curto período para ser resolvido de vez. Nesta semana iniciaram as obras para a perfuração de um poço profundo, que vai buscar água a 250 metros do subsolo. O serviço deve durar um mês e quando pronto vai atender todas as necessidades do abastecimento do local. Bárbara Vilches está avaliando o novo poço como sua primeira grande obra. 

IMPORTANTE FRISAR
Bárbara Vilches está avaliando o novo poço como sua primeira grande obra. Importante destacar que a perfuração deste poço vai substituir outro que existia no local há mais de 30 anos e será pago através de recursos próprios da Prefeitura.

MAIS DE 100 DIAS DO 1º GOVERNO 
Ontem, o jornal Tribuna Livre de Presidente Venceslau publicou matéria sobre os “117 dias de governo da prefeitura Bárbara Vilches”. Ela fez um balanço dos três meses ao jornalista Jamil Tannous. Falou das dificuldades em se adaptar ao cargo e aos muitos desafios pela frente. Comentou que vem conseguindo juntar equipes e implantar uma gestão mais participativa.

DIÁLOGO COM A CÂMARA
Na área política, Bárbara disse que considera positivo o “bom diálogo” que mantém com a Câmara de Vereadores. “Vejo que o Poder Legislativo está preocupado em somar e agregar com a cidade”. Também se mostrou feliz com a equipe que escolheu e empenho demonstrado até agora por todos os funcionários.

QUADRO DE COVID-19 DE O IMPARCIAL
Muito bom para a região o quadro publicado diariamente pelo Jornal O Imparcial mostrando um cenário geral da Covid em toda a região. É um trabalho difícil de ser compilado e ainda pela eficiência e riqueza de informações, merece elogios. Os nossos parabéns à equipe que o mantém. 

E FALANDO EM COVID
As maiores cidades da região são também as que mais têm mortes por Covid-19. Presidente Prudente lidera com 538, Dracena vem em segundo com 195, Presidente Venceslau em terceiro com 73 e Presidente Epitácio em quarto com 70. É um pódio triste. 

O EXERCÍCIO DA SOLIDARIEDADE
“Quem tem põe, que não tem tira”, lembram-se deste quadro do Jô Soares? Pois é! Muitas entidades e empresas estão fazendo este tipo de promoção pelas cidades. Em Presidente Venceslau, a empresa Cooperótica vem montando uma bancada na calçada na frente da loja aos sábados e fazendo este tipo de promoção. Vem dando certo.

Veja também