Um novo passo na proteção às mulheres

EDITORIAL -

Data 31/10/2025
Horário 04:15

A inauguração da Cabine Lilás, ontem, no Copom do CPI-8, em Presidente Prudente, representa um avanço significativo no enfrentamento à violência contra a mulher na região. O espaço, conduzido por policiais militares femininas especialmente treinadas, foi pensado para oferecer acolhimento humanizado, escuta atenta e encaminhamento adequado às vítimas. Trata-se de uma medida que reforça não apenas o papel da segurança pública, mas o compromisso social de toda a comunidade com o respeito e a dignidade das mulheres.
Em um cenário em que os números de agressões domésticas e familiares preocupam, iniciativas como essa mostram que combater a violência é também acolher com empatia. A Cabine Lilás surge como um porto seguro para mulheres que, muitas vezes, se veem silenciadas pelo medo ou pela falta de apoio.
Além de agilizar o encaminhamento dos casos à rede de proteção e de justiça, a Cabine Lilás contribui para fortalecer a prevenção, uma vez que cada acolhimento bem conduzido pode evitar novas ocorrências e até salvar vidas. Quando o Estado se faz presente com estruturas humanizadas, transmite uma mensagem clara: a violência contra a mulher não será tolerada.
Somada à inauguração do NAVV (Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência), promovida pelo Ministério Público Estadual, a região de Presidente Prudente consolida um importante eixo de atuação conjunta entre instituições. É uma resposta prática e necessária para garantir que cada denúncia receba atenção imediata, que cada vítima seja ouvida e que cada agressor saiba que não há mais espaço para impunidade.
A Cabine Lilás e NAVV simbolizam uma mudança de cultura: a de uma sociedade que começa a compreender que o combate à violência contra a mulher não é apenas dever das autoridades, mas uma responsabilidade coletiva. É preciso seguir fortalecendo essa rede, porque nenhuma mulher deve enfrentar o medo sozinha.

Publicidade

Veja também