Um simples gesto de amor pode transformar a vida de alguém...

EDITORIAL -

Data 06/08/2022
Horário 04:15

Mesmo com todo o avanço tecnológico e também da medicina – que contribuiu para o diagnóstico precoce e revolucionou o tratamento de casos oncológicos, com novos medicamentos, imunoterapia e também cirurgias minimamente invasivas -, o câncer continua sendo uma das principais causas de mortes no mundo. Quando surge, não escolhe classe social, nem idade. Crianças cada vez mais novas, jovens repletos de sonhos, tendo que adiar seus planos, para enfrentar a difícil batalha contra a doença. 
Diagnosticada com câncer no intestino, a cantora Simony, 46 anos, é um dos casos mais recentes no meio artístico. Nesta semana, ela falou abertamente nas redes sociais sobre o seu quadro, o início das sessões de quimioterapia, a importância dos exames de rotina e da fé em Deus para vencer.
Quantas pessoas, neste momento, não estão passando ou conhecem alguém que esteja enfrentando a mesma situação? É só fazer uma visita ao HE (Hospital de Esperança) de Presidente Prudente, por exemplo, para ver a grande quantidade de pacientes sendo tratados no local. A unidade, que atende diversas cidades da região, continua enfrentando dificuldades financeiras. Mas não para. Não pode parar.
E é pensando nisso, que ações solidárias continuam e devem continuar ocorrendo em prol do hospital. No dia 30 de junho, através do pedido do empresário Gerismar José Cavalcante Junior, o Juninho, da VShows Produções, Edson e Hudson fizeram um show beneficente em Prudente, doando ao HE toda a renda arrecadada no evento. Outros, no mesmo porte, ainda estão por vir. A edição do MC Dia Feliz, que ocorre no dia 27 deste mês, também ajudará a unidade. 
Há ainda quem se empenha, sozinho, em colaborar. E merece destaque neste espaço. Na edição de ontem, O Imparcial mostrou a linda atitude do aluno do 8º ano do ensino fundamental da Escola Champagnat, de Prudente, João Pedro de Freitas Mescolotti, 13 anos, que arrecadou 13 mil tampinhas de plástico para doar ao Hospital de Esperança. Ele ofertou sua coleção (que iniciou há três anos) e ainda mobilizou familiares e amigos na busca por mais tampas e lacres de alumínio.
A iniciativa faz parte do projeto "Lacres e Tampinhas de Esperança", promovido desde o início do ano pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Além de colaborar financeiramente com o hospital, o projeto também estimula a separação de materiais recicláveis do lixo orgânico e, dessa forma, colabora com a preservação ambiental. O material segue para uma empresa de reciclagem e o valor arrecadado com a venda é repassado integralmente à instituição, que utiliza o recurso de acordo com a necessidade.
Uma atitude simples, mas de suma importância para quem tanto precisa de ajuda. Que outros “João Pedro” apareçam... Que mais pessoas se solidarizem e contribuam. Gestos simples, mesmo que pequenos, podem fazer uma grande diferença.


 

Publicidade

Veja também