Uma bela história

Homéro Ferreira

COLUNA - Homéro Ferreira

Data 30/12/2022
Horário 05:02

O ex-deputado estadual Reginaldo Valladão morre aos 96 anos de idade, vitimado pela Covid-19. Fato ocorrido na terça-feira (27) desta semana em Presidente Prudente, sepultado no Cemitério Municipal Campal.      

TELEGRAFISTA DA ESF
O telegrafista da antiga ESF (Estrada de Ferro Sorocabana), deixou uma história fantástica: familiar, profissional e política. O filho de serventes de escola em Palmital (SP), onde nasceu, foi casado por 72 anos com Yolanda Valladão, hoje com 90 anos.                          

CONSTITUIÇÃO FAMILIAR
São duas filhas: Regina Maria Valladão de Melo, casada com Carlos Davinezio Melo; e Rosangela Valladão de Paula, casada com Carlos Ernesto de Paula; que lhe deram netos e bisnetos.

NA ROÇA E NA GRAXA
Na adolescência, Reginaldo Valladão estudava a trabalhava na roça para ajudar os pais em uma família com sete irmãos. Também foi engraxate. Foi em Assis que fez o CFT (Curso de Formação de Transporte), onde se tornou telegrafista.

EM TRÊS TURNOS
Então, veio trabalhar em Prudente. Mas, como o serviço era em três turnos, não tinha tempo de estudar. Resolveu ir para São Paulo e se fixou em Osasco. Fez o ginásio e colegial. Entrou na faculdade junto com uma de suas filhas.

PRISÃO E VEREANÇA
Membro do Sindicato dos Ferroviários ficou preso durante 43 dias, acusado de ser comunista. Perdeu o emprego. Trabalhou como motorista de micro-ônibus. Sempre comunicativo, se elegeu vereador em Osasco por três vezes; ou seja: por 13 anos.

BERÇO POLÍTICO
Era do mesmo reduto de outros políticos que fizeram carreira, o KM Dezoito – berço da emancipação político-administrativa de Osasco; tais como Francisco Rossi e Guaçu Piteri (1935-2021), que foram prefeito e deputado.

DUAS LEGISLATURAS
Reginaldo Valladão foi deputado estadual na 8ª e na 9ª legislaturas; de 1975 a 1979 e de 1979 a 1983. Estava em seu segundo mandato, quando Mauro Bragato (PSDB), com base eleitoral em Presidente Prudente, chegou na Assembleia Legislativa.

MESMO PERÍODO
Também foi deputado na mesma época do empresário e ex-prefeito de Presidente Prudente, Walter Lemes Soares; e do deputado com base regional na cidade de Assis, o empresário Hélio César Rosas (1929-2022).

SENHOR DIRETAS
Ao término do segundo mandato de deputado, Reginaldo Valladão foi estimulado por Ulysses Guimarães (1916-1992) a ser candidato a deputado federal; mas a sua decisão foi de deixar a política na qual ingressou como vereador sem remuneração.

VIDA COM SABEDORIA
Na volta definitiva a Prudente, curtiu a aposentadoria e continuou a vida com sabedoria: cristão, católico; sem beber e nem fumar; praticante de futebol da Prudentina até ser impedido por problema no joelho e adotar a prática de caminhada no Parque do Povo.

PAIXÃO PELA FERROVIA
Por ventura, se houve algum desencanto com a política, com a ferrovia jamais, pois lamentava o seu sucateamento. Uma paixão iniciada na infância, nos tempos em que seu pai foi guarda-chaves na estação ferroviária de Palmital. 

Publicidade

Veja também