Uma biblioteca ambulante, com clássicos e últimos lançamentos

Garantia de diversão para toda a família, Bikeoteca na Praça conta com títulos dos mais variados temas para diferentes idades

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 07/09/2022
Horário 08:00
Foto: Tiago Munhoz
Ana Paula faz aquela viagem pelo mundo da contação de histórias com a criançada
Ana Paula faz aquela viagem pelo mundo da contação de histórias com a criançada

A programação da Bikeoteca na Praça começa com a mediação de leitura, momento em que as pessoas que passarem pelo local poderão ter acesso estimulado às centenas de livros do acervo, com a orientação dos pesquisadores do Cellij (Centro de Estudos em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil) Maria Betty Coelho Silva, da FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), campus de Presidente Prudente. 
Os títulos à disposição do público são dos mais variados temas e diferentes idades. O projeto conta também com a tecnologia do Kinde, dispositivo feito especialmente para a leitura de livros digitais, cuja tela simula um papel e que tem sido bastante utilizado atualmente. As curadoras dos livros, mãe e filha, Ana Paula Carneiro e Giulia Carneiro Munhoz, buscaram a maior diversidade possível. O resultado é uma biblioteca ambulante com livros clássicos, premiados, lançamentos atuais e também livros exclusivos para bebês. “Bikeoteca na Praça é garantia de diversão para toda a família!”, ressalta Giulia.
Entre as atrações artísticas estarão o Grupo Taquitá com o show “Brincando Música”, um “espetáculo cênico musical” para toda família, baseado em repertório autoral e clássicos populares do folclore brasileiro. O público também poderá curtir circo e espetáculo de contação de histórias com o Palhaçada em Família e o Histórias da Nana. 
Além de toda a programação presencial, o projeto irá gerar um minidocumentário e diversas fotos e vídeos curtos que estarão sendo lançados nas redes sociais do Histórias da Nana.

Ampliar o projeto

“Pretendemos formar e incentivar práticas e boas experiências leitoras nas praças por onde a Bikeoteca passar. Queremos que o público perceba o quanto a leitura é prazerosa, ela nos aproxima das pessoas e alimenta nossa alma. Que esse seja apenas o primeiro de muitos projetos que a nossa Bikeoteca irá realizar. Que ela possa pedalar por muitas outras praças por aí levando sonhos e esperança”, deseja Ana Paula, que já idealiza para o próximo ano a Bikeoteca percorrer algumas cidades do Pontal do Paranapanema, acessando os bairros mais distantes, onde as oportunidades de acesso ao livro são mais escassas. Assim como ampliar o projeto e aumentar o número de praças e bairros atendidos.
O projeto Bikeoteca na Praça, que conta com o apoio do Galpão da Lua e do Celliji, foi aprovado no edital ProAC de Incentivo à leitura de 2021. Toda a programação e informações podem ser acompanhadas nas redes sociais e no site do Histórias da Nana (www.historiasdanana.com.br).

 

Publicidade

Veja também