Uma boa notícia para a saúde regional

EDITORIAL -

Data 18/06/2021
Horário 04:15

Essa semana foi de vitória para a saúde de Presidente Prudente e região: o HRCPP (Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente) será credenciado junto ao SUS (Sistema Único de Saúde). É um motivo de alegria e esperança para toda a população. Trata-se de algo que a comunidade prudentina e regional já solicita tem algum tempo, esperada há anos. Isso, certamente, vai ampliar os atendimentos na unidade e assisti-los em sua plenitude.
Vale ressaltar que o SUS é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.
E já foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), a Portaria 690, do Ministério da Saúde, que habilita o HRCPP como uma Unacon (Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia), no âmbito do SUS. 
O hospital tem uma linda história de amor e união, sentimentos que, juntos, são base deste local. Para quem não sabe, o Hospital Regional do Câncer de Presidente Prudente é fruto da idealização do prudentino Antônio Sérgio Querubim, que sofria com o câncer e realizava cansativas viagens até São Paulo para fazer tratamento. Em busca de amenizar a rotina cansativa de outros pacientes que também passavam pela mesma situação, Querubim prometeu junto à sua esposa, Bernadete Querubim, inaugurar uma campanha para a construção da entidade. E, assim, um sonho nasceu e desde 1997 a luta é diária.
Anos depois, a realidade vai além do sonho. O HRCPP possui uma grande infraestrutura composta por equipamentos ultramodernos e uma equipe especializada para oferecer atendimento gratuito e humanizado a todos os pacientes. 
A informação desta semana é mais um passo de extrema importância para todos que lutam por uma saúde adequada e para todos. É preciso que as pessoas continuem a ter esperança de que dias melhores estão por vir e que a cada dia a saúde e sua qualidade são os pontos mais importantes para se ter dias felizes e mais completos. Em meio a tantas notícias ruins por conta do novo coronavírus, esse credenciamento reacende a esperança. 


 

Publicidade

Veja também