Uma história de amor

OPINIÃO - Sandro Rogério dos Santos

Data 03/09/2023
Horário 04:30

Setembro é o mês da Bíblia por causa, especialmente, da celebração do padroeiro dos estudiosos e tradutores da Sagrada Escritura, São Jerônimo (30 de setembro). Numa só frase, poderíamos dizer que ‘a Bíblia narra a história da relação entre Deus e o ser humano, do princípio até o final dos tempos’.
Deus se revelou, por isso O conhecemos. Se quisermos conhecer um ser inferior, por exemplo, um inseto, podemos olhá-lo, examiná-lo, dissecá-lo, e saberemos quem ele é; se quisermos conhecer alguém parecido conosco, também poderemos descobrir muitas coisas só de olhar para ele, já que em muitos aspectos ele é parecido conosco, e certamente ajuda se ele nos contar algo; mas se quiséssemos conhecer um ser muito superior a nós, seria completamente impossível se ele não nos permitisse. Não poderíamos descobrir nada sozinhos: ele teria que revelar-se a nós. Bem, isso aconteceu com Deus. Ele tomou a iniciativa de nos revelar coisas que de outra forma nunca saberíamos, e essa revelação é o que está contido na Bíblia. Em cada versículo bíblico se expressa a Palavra de Deus.
A Bíblia nos revela com verdade e sem erro que Deus é o Criador de tudo o que existe; que criou o ser humano por amor e para o amor, e este, quando decidiu afastar-se desta vocação a que tinha sido chamado, Deus não o abandonou, mas enviou o Seu Filho para salvá-lo do pecado e da morte. A Bíblia conta a história da salvação da humanidade, uma história que abrange a todos nós, e por isso vale a pena conhecê-la.
A palavra Bíblia significa biblioteca. Quando abrimos a Bíblia pela primeira vez, ficamos surpresos ao descobrir que o que conhecemos como um único volume é na verdade uma coleção de 73 livros! E estes estão agrupados em duas grandes partes: 46 livros no Antigo (ou Primeiro) Testamento e 27 no Novo (ou Segundo) Testamento. Aqui, ‘Testamento’ não se refere ao legado que alguém deixa a outra pessoa; a palavra significa ‘aliança’.
O Antigo Testamento trata de como Deus, criador do mundo e do homem, estabeleceu com ele uma aliança de amor e quando o homem rompeu esta aliança, Deus não apenas a renovou, mas prometeu enviar alguém para consolidar uma aliança eterna com o homem. O Novo Testamento narra como Deus cumpre esta promessa em Jesus, Seu Filho amado, Deus feito Homem.
O lema do Mês da Bíblia 2023 é “Vestir-se da Nova Humanidade”, extraído da Carta aos Efésios 4,24. Leia, estude, reze e viva a Bíblia. Deus quer falar com você. Ele tem uma mensagem de amor e salvação para a você e toda a humanidade.
Seja bom o seu dia e abençoada a sua vida. Pax!!!
 

Publicidade

Veja também