Uma ótima oportunidade para aprender e se emocionar ao som da viola...

EDITORIAL -

Data 29/03/2023
Horário 04:15

Quem nunca, quando pequeno, teve um violãozinho ou uma guitarra de brinquedo? Ainda com o bebê na barriga, a mãe costuma cantar para o filho, uma forma de interagir, transmitir amor, de se comunicar com quem está prestes a chegar. Assim que nasce, várias atividades com som já são introduzidas na rotina da criança. A música agora vem para acalmar, diminuir as cólicas, fazer dormir e também proporcionar diversão. Objetos sonoros, animais de estimação e até mesmo os desenhos infantis pela televisão ou pelo celular chegam nos primeiros meses de vida e tendem a ficar.
A música estará presente nas apresentações da escola, na formatura, no passeio de carro, na torcida ou no hino do time preferido... Estudar e brincar são atividades que devem andar sempre de mãos dadas. E quanto mais cedo a criança entrar em contato com instrumentos musicais, mais rápido poderá aprender, caso se interessar. A musicalização na educação infantil é uma grande aliada para estimular a concentração, a criatividade, o aprendizado e a comunicação durante o desenvolvimento do pequeno.
Um programa de sucesso, neste sentido, é o Projeto Guri, que oferece uma série de cursos musicais gratuitos, em polos espalhados por todo o Estado de São Paulo. Aqui na região de Presidente Prudente são vários. E uma infinidade de talentos vão sendo descobertos ano a ano. 
Ao longo da vida, as oportunidades vão aparecendo. Neste momento, por exemplo, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente, em parceria com o Projeto Guri, está com inscrições abertas para o curso online gratuito “Aprendendo Instrumentos - Viola Caipira e seus Encantos”, uma iniciativa voltada ao público em geral. Sem limite de idade, o curso poderá unir várias gerações que gostem da viola caipira, pessoas que queiram aprender as técnicas e se emocionar com o som do instrumento.
A atividade será oferecida na modalidade EAD (Ensino a Distância) entre os dias 18 de abril e 13 de junho, todas as terças-feiras, às 19h. As aulas serão ministradas pelo professor Haroldo Lobo Garcia, que ensinará aos participantes os mais variados ritmos.
Além de descobrir novos talentos, o curso deve contribuir com o enriquecimento cultural de crianças, jovens e adultos que, ao invés de estarem na rua, aprendendo o que não deve, em casa, sem nada para fazer, ou até mesmo à procura de um hobby, estarão dedicando parte de seu tempo à música. E por que não, investindo em algo que pode, até mesmo, transformar-se em profissão? Uma ótima oportunidade para aprender e também se emocionar ao som da viola...


 

Publicidade

Veja também