Unidade móvel do DST/Aids faz testes rápidos na universidade

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 13/08/2015
Horário 09:13
 

A unidade móvel do Programa DST/Aids, instalada num ônibus, tem sido levada aos locais de concentração jovem. Ontem o veículo esteve no campus I da Unoeste (Universidade Estadual Paulista) e continuará hoje, colhendo amostras para testes rápidos, cujo resultado é divulgado em 15 minutos. O serviço é prestado por equipe multiprofissional, das 8h30 às 11h, em parceria com o curso de Farmácia. A iniciativa se repetirá nos dias 9 de setembro, 14 de outubro e 11 de novembro.

Jornal O Imparcial Atendimento gratuito da equipe multiprofissional segue hoje, no campus I da Unoeste

Conforme o coordenador do programa, Jefferson Saviolo, pelo menos dez novos casos de HIV são confirmados mensalmente em Prudente. A maioria se refere a pessoas na faixa etária de 20 a 35 anos. O objetivo do trabalho, portanto, é identificar o vírus HIV antes que a pessoa seja acometida pela doença. O foco tem sido os jovens em todos os setores, mesmo os que não estejam inseridos em grupos de riscos, e neste cenário estão incluídos os universitários.

O teste rápido começa com a triagem, que consiste em breve entrevista para preencher formulário com dados pessoais e questões específicas como se usa preservativos e se mantém relações com parceiro único. Depois, a coleta de sangue é realizada como a do teste de glicemia (diabetes): uma picadinha no dedo. Em seguida é feito o exame e, caso seja detectado vírus, a pessoa é encaminhada para o Ambulatório Médico Municipal, onde passa a receber acompanhamento.

No ambulatório funcionam o SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), instalados no prédio da Avenida Coronel José Soares Marcondes, 2.357, em frente ao Hospital Regional do Câncer. Com funcionamento diário das 7h30 às 10h30 e das 12h30 às 15h, o laboratório atende a demanda espontânea por exames de HIV, sífilis e hepatites B e C. Como são quatro exames, dobra o tempo para sair resultado, em relação ao teste rápido.
Publicidade

Veja também