Unidades do Poupatempo de Prudente e Dracena reabrem na segunda

Serviço volta a oferecer atendimentos mediante agendamento, com capacidade reduzida e seguindo os protocolos sanitários

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 30/01/2021
Horário 09:20
Foto: Arquivo
Funcionamento será de segunda a sexta-feira
Funcionamento será de segunda a sexta-feira

A partir de segunda-feira, os postos do Poupatempo de Presidente Prudente e Dracena serão reabertos, devido à reclassificação para a fase laranja do Plano São Paulo. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, pois, conforme decreto estadual, nos sábados, todo o Estado estará na fase vermelha. 

Com a mudança, o Poupatempo volta a oferecer atendimentos mediante agendamento, com capacidade reduzida e seguindo os protocolos sanitários.

É importante destacar que, pelos canais digitais, o Poupatempo oferece mais de 120 serviços online, que podem ser realizados sem sair de casa, 24 horas por dia, sete dias por semana. O acesso pode ser feito pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou no aplicativo Poupatempo Digital.  

De agosto a dezembro de 2020, cerca de 70% dos atendimentos oferecidos pelo programa foram feitos pelas plataformas digitais. Foram 7,5 milhões de atendimentos, sendo 5,2 milhões online. Entre os serviços digitais mais solicitados, estão renovação de CNH (Carteira Nacional de Habilitação), pesquisa de pontuação, consulta de IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores), licenciamento de veículos, atestado de antecedentes criminais, carteira de trabalho, entre outros.

Devido à redução na capacidade de atendimento, as unidades oferecem apenas serviços que dependem da presença do cidadão para serem concluídos, como primeira via do RG, transferência interestadual e mudança na característica de veículo. Para agendar, é preciso conferir os endereços e horários de atendimento de cada unidade, disponíveis no portal ou no aplicativo do programa. 

Tutoriais

Para facilitar a vida das pessoas que têm dúvidas sobre como realizar serviços de forma online, o portal do Poupatempo (www.poupatempo.sp.gov.br) oferece vídeos que ensinam o passo a passo dos atendimentos digitais mais procurados nos canais do programa. A série, com 14 tutoriais, está disponível também no Youtube, no www.youtube.com/poupatemposp.  

Com vídeos curtos e dinâmicos, os cidadãos têm à disposição conteúdos sobre os serviços oferecidos pelo governo de São Paulo, além de orientações sobre como baixar o aplicativo Poupatempo Digital no celular de maneira rápida e prática. Entre as opções de atendimentos disponíveis online, estão solicitação de atestado de antecedentes criminais, seguro-desemprego, carteira de trabalho digital, renovação de CNH, licenciamento, liberação de veículos, serviços da Secretaria de Educação, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), entre outros.  

Segunda via de RG  

Quem precisa emitir a segunda via do RG já pode usar os meios digitais para obter o documento sem precisar comparecer ao atendimento presencial. Pelo aplicativo RG Digital SP, da Polícia Civil, o cidadão pode solicitar uma nova carteira de identidade com conforto e segurança, sem necessidade de aguardar disponibilidade de agendamento nos postos para emissão.  

O aplicativo RG Digital SP está disponível para ser baixado gratuitamente no celular, tanto na Google Play quanto na App Store.  

Publicidade

Veja também