Unidos em busca do desenvolvimento

OPINIÃO - Renato Mungo

Data 27/04/2021
Horário 05:00

Presidente Prudente e região contam com vários atrativos que podem captar investimentos. É referência na prestação de serviços, com vasto polo de ensino superior, atraindo alunos de diversas cidades e Estados, conhecido como centro de coworking, além de grandes hospitais.
Também tem estrutura industrial voltada para a agroindústria, muito ligada à produção de açúcar e biocombustível, a 10ª Região Administrativa do Estado também se destaca pelas atividades pecuárias, como o abate bovino e seus derivados, nos situando como uma das maiores exportadoras nacionais do produto.  
Ainda, o turismo tem grande potencial, contando com fortes atrativos como o Morro do Diabo, o Rio Paraná que banha cidades da região, e o turismo religioso, especialmente em Santo Expedito.
A capital da Alta Sorocabana, por exemplo, segundo os dados do Caged (acumulados até fevereiro de 2021), mesmo neste complicado cenário pandêmico, mantém positivo o saldo de contratações em empregos formais (2.514 admissões e 1.679 demissões, portanto superávit de 835 empregos, o maior dos últimos 12 meses), com aceno em alta para contratações com carteira assinada.
É inevitável que a pandemia provocou queda na economia, mas não podemos esmorecer! A participação de setores da sociedade é muito importante para eleger diretrizes e prioridades em busca de respostas e soluções para necessidades urgentes na municipalidade.
Entretanto, os propósitos não devem omitir as ações dos Poderes, pois questões fiscais e de crédito precisam ser repensadas pelo poder público para auxiliar na retomada econômica dos empreendedores, priorizando ações que fortaleçam os pequenos negócios e serviços receptivos, e estabelecer políticas de retenção de tributos estaduais e federais na cidade, sem nos esquecer do necessário incentivo do município na criação de um ambiente favorável.
Afinal, nossa região, além de outras atividades, tem potencial de desenvolvimento nacional em infraestrutura e tecnologia na agricultura e, por isso, é indispensável estimular o uso da tecnologia para ampliar a área cultivada, e acabar com a insegurança jurídica que acerca nossa história há mais de 50 anos. 
Também há necessidade de mais investimentos no setor ferroviário para alavancar o desenvolvimento do agronegócio; e um projeto estratégico no Aeroporto Estadual Adhemar de Barros para o recebimento de mercadorias internacionais.
Assim, mesmo em um mundo de incertezas, algumas coisas parecem certas, entre elas, a necessidade de estarmos unidos em busca do desenvolvimento regional, exigindo o diálogo entre os principais atores: políticos e sociedade.
 

Publicidade

Veja também