Pelo quarto ano consecutivo, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) recebeu do poder público municipal de Presidente Prudente o Selo Prudente Inclusiva, em reconhecimento às práticas de políticas inclusivas.
A entrega foi feita na sexta-feira, no gabinete do prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã (Republicanos), para 18 instituições e empresas inclusivas. Outras quatro foram contempladas com o Selo Empresa Amiga dos Autistas.
A realização do evento fez parte da Semana Inclusiva, promovida pela Coordenadoria Municipal da Pessoa com Deficiência, coordenada por Carlos Augusto de Carvalho Filho, doutor em fisioterapia com ênfase em inclusão e esporte educacional.
Os selos têm as assinaturas do prefeito, do coordenador e da primeira-dama Renata Mello, presidente do Fundo Social de Solidariedade. A iniciativa é voltada para conscientização pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), oficializado em 2005.
A Unoeste, que mantém o NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão) para pessoas com deficiência, foi representada pelo pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Adilson Eduardo Guelfi.
O prefeito Tupã disse que o trabalho dos que receberam o reconhecimento público dá mais vida e dignidade às pessoas. “Temos que dar amor e não recriminação”, disse em referência às pessoas com deficiência. “Não é o prefeito, mas a cidade de Presidente Prudente que está agradecendo vocês”, afirmou.
Esteve presente o deputado estadual Mauro Bragato (PSDB), que destacou a parceria da Prefeitura e da Câmara. Ao enaltecer os contemplados, disse que os selos têm o significado maior de parceria.
Autor do projeto de criação do Selo Empresa Amiga dos Autistas, o vereador Edgar Caldeira (União Brasil) falou da ajuda empresarial com empregos e recursos financeiros.
A Unoeste recebeu o primeiro selo em 2022 e depois em 2023 e 2024, na gestão do prefeito Ed Thomas. Em 2025, com o prefeito Tupã. Os três últimos foram exclusivamente institucionais. O primeiro incluiu os cursos de Fisioterapia e Educação Física presencial e EAD (educação a distância).
O Selo Prudente Inclusiva 2025 foi entregue para Unoeste, Rotary Rosa dos Ventos e Sudoeste, Sucos Life, Toledo Prudente Centro Universitário, Fundo Social, deputados federais Vinicius Carvalho (Republicanos-SP) e Fernando Marangoni (União-SP), Advocacia Rosinaldo Ramos e Poupacred.
Também para o Gepitama/Unesp (Grupo de Estudos e Pesquisa em Inclusão Escolar da Universidade Estadual Paulista), Apop (Associação Paradesportiva do Oeste Paulista) e Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública).
O Selo Empresa Amiga dos Autistas foi entregue para as empresas referências nesse segmento: Sofá Inbox, Energisa, Líder Alimentos e Instituto de Radiologia de Presidente Prudente.