Depois de concluído na semana passada o período de inscrições para os interessados no Prouni (Programa Universidade para Todos), o governo federal abriu nesta terça-feira o prazo para os interessados no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O prazo das inscrições segue até as 23h59 desta sexta-feira. Para este segundo semestre, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) solicitou ao governo federal um total de 1.150 vagas para todos os cursos de graduação presencial nos campi de Presidente Prudente, Guarujá (SP) e Jaú (SP). O resultado com a lista dos beneficiados pelo programa está previsto pra sair no dia 11 de julho.
Do total de oportunidades, são 1.040 para Prudente (sendo 730 para cursos oferecidos no campus 2 e 310 para cursos oferecidos no campus 1), 70 para Jaú e 40 para Guarujá. A liberação de cada uma dessas vagas depende do MEC (Ministério da Educação), já que é feita de acordo com a região e com a quantidade de cursos oferecidos nessa mesma localidade. Para conferir os cursos ofertados e efetuar a inscrição, basta acessar o site do programa (acessounico.mec.gov.br).
O Fies é um programa do MEC que foi instituído pela lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), caso da Unoeste. O financiamento varia de acordo com a renda familiar do estudante e a dívida só começa a ser quitada após a conclusão do curso.
Quem ingressou neste ano, por meio do Fies, foi a estudante Jéssica Isadora Oliveira de Carvalho, de 20 anos. Moradora de Regente Feijó, ela conseguiu financiamento de 81% para cursar Medicina Veterinária na Unoeste de Prudente. Em agosto, inicia o 2º termo do curso, que tem cinco anos de duração. “Ter conseguido o Fies foi uma conquista muito importante, pois, mesmo tendo passado nos vestibulares, eu não teria a condição de pagar o valor completo de uma mensalidade. Então, o financiamento me abre portas e permite realizar meu sonho do ensino superior. Indico muito a quem, assim como eu, não tem condições de arcar com o valor integral do curso, pois é uma oportunidade de se permitir dar o primeiro passo”, expõe.
Ela também conta que a experiência de estudar na universidade particular tem sido “extremamente gratificante”. “Já tive aulas com professores excepcionais e acesso a recursos excelentes nas aulas práticas nos laboratórios e até na Sala Betha. O curso é exatamente o que eu estava buscando e os professores nos auxiliam com métodos de ensino e aulas práticas. Também já tive a experiência de fazer estágio no Hospital Veterinário da instituição. Foi um momento maravilhoso e repleto de conhecimentos, tanto que, nessa pequena experiência, eu já enxerguei qual área pretendo seguir futuramente na veterinária, que é a neurocirurgia de pequenos animais”, relata, empolgada.
O estudante de Ciência da Computação, Allan Maldonado Santos, de 19 anos, está indo para o 2º termo do curso. Também recorreu ao Fies para concretizar o sonho de se especializar na área de informática. Ele conseguiu financiamento de 50%. “Fiquei grato de ter o apoio do Fies e poder ingressar na Fipp [Faculdade de Informática de Presidente Prudente], o que me permite buscar minha formação em uma área tão relevante e promissora. E a experiência de estudar na Unoeste tem sido enriquecedora para o meu crescimento pessoal e profissional. Há muitas oportunidades profissionais e de estudo dentro da universidade, além da boa infraestrutura dos laboratórios, salas e bibliotecas”, pontua.
Por meio do Fies, é possível usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pleitear o financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada. Mas, diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos e, sim, um “empréstimo”. Neste caso, depois que conclui a graduação, o candidato deverá quitar a dívida em parcelas proporcionais à sua renda.