Universidade oferta 1.040 vagas para graduação presencial por meio do Fies em Prudente

Deste total, Unoeste disponibilizará 730 para cursos oferecidos no campus 2 e 310 para formações do campus 1; inscrições vão até esta sexta-feira

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 05/07/2023
Horário 16:17
Foto: Cedida
Moradora de Regente Feijó, Jéssica cursa Medicina Veterinária na Unoeste Prudente com auxílio do Fies
Moradora de Regente Feijó, Jéssica cursa Medicina Veterinária na Unoeste Prudente com auxílio do Fies

Depois de concluído na semana passada o período de inscrições para os interessados no Prouni (Programa Universidade para Todos), o governo federal abriu nesta terça-feira o prazo para os interessados no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O prazo das inscrições segue até as 23h59 desta sexta-feira. Para este segundo semestre, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) solicitou ao governo federal um total de 1.150 vagas para todos os cursos de graduação presencial nos campi de Presidente Prudente, Guarujá (SP) e Jaú (SP). O resultado com a lista dos beneficiados pelo programa está previsto pra sair no dia 11 de julho.

Do total de oportunidades, são 1.040 para Prudente (sendo 730 para cursos oferecidos no campus 2 e 310 para cursos oferecidos no campus 1), 70 para Jaú e 40 para Guarujá. A liberação de cada uma dessas vagas depende do MEC (Ministério da Educação), já que é feita de acordo com a região e com a quantidade de cursos oferecidos nessa mesma localidade. Para conferir os cursos ofertados e efetuar a inscrição, basta acessar o site do programa (acessounico.mec.gov.br).

O Fies é um programa do MEC que foi instituído pela lei nº 10.260, de 12 de julho de 2001. O objetivo é conceder financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva no Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), caso da Unoeste. O financiamento varia de acordo com a renda familiar do estudante e a dívida só começa a ser quitada após a conclusão do curso. 

Fies em Prudente

Quem ingressou neste ano, por meio do Fies, foi a estudante Jéssica Isadora Oliveira de Carvalho, de 20 anos. Moradora de Regente Feijó, ela conseguiu financiamento de 81% para cursar Medicina Veterinária na Unoeste de Prudente. Em agosto, inicia o 2º termo do curso, que tem cinco anos de duração. “Ter conseguido o Fies foi uma conquista muito importante, pois, mesmo tendo passado nos vestibulares, eu não teria a condição de pagar o valor completo de uma mensalidade. Então, o financiamento me abre portas e permite realizar meu sonho do ensino superior. Indico muito a quem, assim como eu, não tem condições de arcar com o valor integral do curso, pois é uma oportunidade de se permitir dar o primeiro passo”, expõe.

Ela também conta que a experiência de estudar na universidade particular tem sido “extremamente gratificante”. “Já tive aulas com professores excepcionais e acesso a recursos excelentes nas aulas práticas nos laboratórios e até na Sala Betha. O curso é exatamente o que eu estava buscando e os professores nos auxiliam com métodos de ensino e aulas práticas. Também já tive a experiência de fazer estágio no Hospital Veterinário da instituição. Foi um momento maravilhoso e repleto de conhecimentos, tanto que, nessa pequena experiência, eu já enxerguei qual área pretendo seguir futuramente na veterinária, que é a neurocirurgia de pequenos animais”, relata, empolgada.

O estudante de Ciência da Computação, Allan Maldonado Santos, de 19 anos, está indo para o 2º termo do curso. Também recorreu ao Fies para concretizar o sonho de se especializar na área de informática. Ele conseguiu financiamento de 50%. “Fiquei grato de ter o apoio do Fies e poder ingressar na Fipp [Faculdade de Informática de Presidente Prudente], o que me permite buscar minha formação em uma área tão relevante e promissora. E a experiência de estudar na Unoeste tem sido enriquecedora para o meu crescimento pessoal e profissional. Há muitas oportunidades profissionais e de estudo dentro da universidade, além da boa infraestrutura dos laboratórios, salas e bibliotecas”, pontua.

Vale lembrar

Por meio do Fies, é possível usar a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para pleitear o financiamento das mensalidades de uma instituição de ensino privada. Mas, diferentemente do Prouni, o programa não oferece bolsas de estudos e, sim, um “empréstimo”. Neste caso, depois que conclui a graduação, o candidato deverá quitar a dívida em parcelas proporcionais à sua renda.

Publicidade

Veja também