Universidades e faculdades preparam retomada para segundo semestre

Algumas instituições de ensino superior de Prudente irão voltar com aulas presenciais reduzidas a partir do início de agosto, outras seguirão com aulas no ensino remoto ou de forma híbrida

PRUDENTE - CAIO GERVAZONI

Data 20/07/2021
Horário 04:15
Foto: Agência Brasil
Instituições fazem planejamento de retorno ao segundo semestre
Instituições fazem planejamento de retorno ao segundo semestre

A partir do dia 2 agosto, as instituições de ensino técnico de nível superior, além de universidades e faculdades públicas e privadas poderão receber alunos presencialmente com taxa de ocupação de 60%. A nova medida foi publicada, no Diário Oficial, no início do mês pelo governo do Estado de São Paulo. A reportagem procurou as instituições de ensino superior de Presidente Prudente para saber quais serão as medidas tomadas com o recente decreto, que permite a retomada gradual do ensino presencial. Confira o posicionamento de cada instituição na lista abaixo: 

INSTITUIÇÃO

RETOMADA DAS AULAS NO PRESENCIAL

FCT/Unesp

Em estudo; por ora, as aulas continuam remotas

Fatec

Em estudo; planeja voltar no dia 2 de agosto, com 60% da capacidade presencial 

Toledo

Volta no dia 2 de agosto, com 40% da capacidade presencial 

Unoeste

Em estudo; planeja voltar no dia 9 de agosto

Fapepe/Uniesp

Em estudo; início das aulas previsto para o dia 9 de agosto

No ensino público

Nas instituições públicas de ensino técnico e superior, a FCT/Unesp (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista) informou que irá estudar o assunto junto ao Comitê Unesp Covid-19 e, caso seja necessário, fará as devidas atualizações. Por ora, as aulas na universidade continuam de forma remota. Já a Assessoria de Comunicação do Centro Paula Souza comunicou que as Fatecs (Faculdades de Tecnologia) vão elaborar, durante este mês, o planejamento do segundo semestre por meio de um plano de retorno às aulas presenciais. A previsão é que as atividades presenciais retornem já no dia 2 de agosto. 

No ensino privado

Quanto às instituições privadas, o Centro Universitário Toledo retomará as aulas no começo de agosto e receberá até 40% da capacidade de alunos para aulas e atividades presenciais. “Vale ressaltar, que todas as aulas e atividades práticas serão presenciais. Já as aulas teóricas poderão ser híbridas. Ao iniciar as atividades do segundo semestre, o centro universitário poderá ter 98,9% de professores vacinados”, indica a Assessoria de Imprensa da instituição. 
Na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), por sua vez, as aulas voltam no dia 9 de agosto e até a próxima semana a universidade divulgará aos estudantes o plano de retomada, que atenderá às especificidades de cada graduação. “O retorno presencial gradual já estava previsto para agosto, porém, com capacidade menor do que o anunciado recentemente pelo governo estadual. Vale lembrar que os cursos da área da saúde podem funcionar com 100% da capacidade e, conforme o último decreto, a graduação em Medicina Veterinária também poderá oferecer a capacidade máxima”, pontua a Assessoria de Imprensa da instituição. Acrescenta que a Unoeste já possui um plano de retomada, porém, com a ampliação da capacidade anunciada pelo governo do Estado, será feita uma nova avaliação junto aos gestores e à Comissão Permanente de Prevenção à Covid-19 da universidade.
A Faculdade de Presidente Prudente (Fapepe/Uniesp), em seu turno, informa que a volta presencial ainda está em processo de definição. Segundo a diretora da Fapepe, Lilian Moreira Gualda, a faculdade decidirá quais serão as atividades presenciais que retornam no segundo semestre.  “Neste ano, já atendemos com 35% da capacidade presencial nas áreas da saúde. Do dia 28 de julho ao dia 2 de agosto pretendemos divulgar os protocolos quanto ao segundo semestre”. O início das aulas do segundo semestre na instituição está previsto o dia 9 de agosto. 

Arquivo

instituições de ensino superior de presidente prudente se preparam para segundo semestre

Por ora, aulas na FCT/Unesp continuam de forma remota

AI da Toledo

instituições de ensino superior de presidente prudente se preparam para início do segundo semestre

Ao iniciar as atividades do segundo semestre, Toledo poderá ter 98,9% de professores vacinados

AI da Unoeste

instituições de ensino superior de presidente prudente se preparam para início do segundo semestre

Na Unoeste, retorno presencial gradual já estava previsto para agosto, porém, com capacidade menor do que anunciado recentemente pelo Estado

Publicidade

Veja também