Universitária fala de doença rara e ganha seguidores

SINOMAR CALMONA

COLUNA - Sinomar

Data 29/06/2017
Horário 12:54

Bom dia

Mário Quintana, o imenso poeta gaúcho, dizia bem:

- “Esta vida é uma estranha hospedaria, de onde se parte quase sempre às tontas. Pois, nunca as nossas malas estão prontas. E a nossa conta nunca está em dia”.

 

Drama

A busca da Justiça para obrigar tanto o poder público quanto os planos de saúde a custear a internação para dependentes químicos tem sido cada vez mais frequente. No ano passado, chegaram ao Tribunal de Justiça 57 pedidos do tipo. Em 44 deles, 77%, os desembargadores deram ganho de causa às famílias. Cinco anos antes, em 2011, foram apenas quatro pedidos julgados em segunda instância. As famílias estão cada vez mais reféns desse tipo de situação, daí o aumento desse tipo de ação judicial.

 

Doutorado

Marcelo Martins, professor de guitarra e coordenador pedagógico da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, recebeu o título de Doutorado em Comunicação, na Unip (Universidade Paulista) campus Indianápolis, especializada em pós-graduação. Defendeu tese de Música Erupopular (Erudita e Popular). O trabalho apresenta compositores como Tom Jobim, Edu Lobo, Egberto Gismonti, entre outros que mesclavam em suas composições elementos, tanto da música erudita como a popular, num espaço musical denominado por Canclini de “fronteiriço”, termo utilizado por este para definir hibridismos em outras linguagens artísticas. Sua orientadora foi a professora Solange Wajnmam, doutora pela Universidade de Sorbonne – Paris, França.

 

Novos gerentes

World Sport e World Style estão com novidades essa semana. Ambas as lojas estão com novos gerentes, Eduardo Palhares assumiu a World Style e Bruno Akio a World Sport. Eles informaram que as duas lojas estão repletas de lançamentos e com uma super promoção hoje e amanhã: 30% no cash back, pelo Beblue. A conferir então: A World Style fica na Rua Djalma Dutra, 165, e quase em frente está a World Sport, na esquina com a Rua Siqueira Campos. Clientes das duas lojas tem estacionamento exclusivo na Rua Djalma Dutra 145, na sorveteria Fabrica di Gelati.

 

Livro

A machadense Helena Cararo lançará um livro sobre: a chegada dos primeiros imigrantes japoneses a Álvares Machado, a história do único brasileiro sepultado no cemitério japonês, a história do primeiro casamento entre japonês e brasileira, a celebração do Shokon Sai e a trajetória de alguns pioneiros da imigração que estão sepultados naquela cidade. O livro “A vida celebrando a morte” será lançado dia 9 de julho às 9 horas, durante a festa tradicional de “Shokon-Sai”, no cemitério japonês de Álvares Machado.

 

YOUTUBER

Universitária fala de doença rara e ganha seguidores

Já ouviram falar em “Ictiosi Lamelar”? Pouca gente sabe o que é. A universitária Paloma Ferreira Lira, de 23 anos, moradora em Pirapozinho tem doença, uma genodermatose autossômica recessiva rara, caracterizada pela presença de escamas grandes em todo o corpo.

Normalmente, quem sofre dessa doença, se esconde, temendo a discriminação. Mas, Paloma encarou o problema e fala abertamente sobre o tema. Ela criou um canal no Youtube, que em pouco tempo ganhou mais de 3 mil seguidores. No programa fala de sua vida, suas preferências (música country e dança country), como lida com a doença e dá dicas para quem precisa enfrentar esse ou outros problemas. “A vida é feita para viver! Tem gente que passa o tempo reclamando de coisas insignificantes. Devia levantar a cabeça porque está vivo, e agradecer muito a Deus, porque se não fosse Ele a gente não estaria aqui”, ensina em seu canal.

A “Cinderela Country” diz que enfrentou muita discriminação quando era criança. Não sabia lidar com isso. Na adolescência se revoltou. Mas, hoje “entrega a Deus”. Aluna do curso de Medicina Veterinária na Unoeste ela relata que nessa fase da vida passou a receber o apoio das pessoas, não percebe mais atos discriminatórios. Mas, quando circula pela cidade e chega em algum lugar, nota olhares estranhos das pessoas. “Isso não me incomoda mais”, garante.

“Hoje entendo que isso acontece por falta de informação. Elas não sabem o que passo, que doença é essa. Então, entrego na mão de Deus, ele é maior e sabe o que faz! Se Deus me mandou vir para o mundo assim é porque tinha algum propósito. Eu aceito e dou valor à minha vida, um presente divino, que agradeço a Deus”, conclui.

Paloma trata a doença na Unicamp e em Presidente Prudente recebe acompanhamento do médico Wilson Vidal, pois faz uso contínuo de uma medicação muito forte. A “Cinderela Country” – nome que ela deu ao seu canal no Youtube, foi a primeira a se inscrever no 1º Festival de Youtubers de Presidente Prudente e região, que será realizado dias 26 e27 de agosto, no Euromarket.

 

Novidade

A Academia Winer passa a contar com um Departamento de Reabilitação Esportiva e Cardíaca, a partir da segunda quinzena de julho. De acordo com o professor e fisioterapeuta Paulo Leite, os alunos com alterações ortopédicas e cardiopatas terão um acompanhamento especial com esse novo serviço.

 

Ser trader!

A Atom S/A, mesa de traders, a única com capital aberto na Bolsa de Valores do Brasil, busca, treina e avalia pessoas para fazer parte da sua equipe. Ensinamos uma profissão que não é comum por aqui: ser trader! Ganhar dinheiro com o mercado financeiro através de operações que levam minutos e às vezes segundos, feitas todos os dias.  A empresa passa a operar a partir desta sexta-feira em Presidente Prudente, à Rua Emilio Trevisan, 900. Informações: (18) 3238-0203.

 

FESTA JUNINA

Arraiá da Vitapelli alegra colaboradores

Na sexta-feira passada, a Vitapelli e Vitapet entraram no clima junino e realizaram uma festa junina aos seus colaboradores. O clima festivo chegou ao refeitório das empresas com um cardápio especial e doces típicos, como curau, paçoca e doce de abóbora. Do lado de fora, no Centro de Convivência da empresa, os trabalhadores ganharam pipoca bem quentinha, frita na hora, e se divertiram com a decoração feita especialmente para a ocasião. Uma animada quadrilha foi organizada pelos colaboradores que entraram no ritmo caipira. Para a gerente de Recursos Humanos da Vitapelli/Vitapet, Daniela Honda Garcia atividades como estas são importantes para a interação dos colaboradores. "O nosso arraiá foi bem animado, esperamos repetir nos próximos anos", expôs.

 

RAPIDINHAS

Cerca de 3 mil atletas agitam a cidade essa semana, participando dos 34º Jogos Abertos da Juventude.

Cerimonialista Tom Zambrini e as esposa Eliani, explodem de alegria com a notícia da aprovação da filha Bia, no vestibular para Medicina.

“Um marco para o setor de Tecnologia em Prudente”, disse Paulo Sérgio Diniz, presidente da Associação das Empresas de Software, sobre a inauguração do Centro de Inovação.

Jonhy Santos é um dos mais jovens rotarianos da cidade agraciado com o Título Paul Harris, pelo Rotary Nascente. Parabéns!

 

Ponto final: Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

Publicidade

Veja também