Unoeste abriga projetos de incentivo à leitura

Ele nasceu do “Doe um livro e deixe sua marca", realizado pelo Trote do Bem deste primeiro semestre, que está inserido na proposta da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior).

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 24/07/2014
Horário 09:08
 

Além de transmitir e produzir conhecimento, a Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) de Presidente Prudente se mantém sintonizada à realidade regional, com visão nacional e voltada ao mundo globalizado. Ensino, pesquisa e extensão apresentam significativas contribuições sociais, como o BAU (Programa Biblioteca Aberta da Unoeste), que abriga quatro projetos de estímulo à leitura: "Doe um livro e deixe sua marca", "Corredor de leituras", "Árvore do conhecimento" e "Conscientização à leitura".

A iniciativa se insere em realizações pelo país afora, nas quais estão incluídas as políticas públicas de estímulo à leitura. Há um esforço para reverter o fato de que 49,2% dos estudantes brasileiros, aos 15 anos de idade, não alcançam o nível dois de desempenho, do teto seis, no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa).

Dados da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) apresentam o Brasil em 55º lugar no ranking de leitura na avaliação de 2012, da qual participaram 460 mil jovens de 65 países, sendo 20 mil brasileiros, dos quais quase a metade é incapaz de deduzir informações de um texto, de estabelecer relações entre diferentes abordagens e não consegue compreender nuanças da linguagem.

O BAU é articulado pela Proext (Pró-reitoria de Extensão e Ação Comunitária) em parceria com a Faclepp (Faculdade de Artes, Ciências, Letras e Educação de Presidente Prudente) e a Rede de Bibliotecas Cecília Guarnieri Denari. Ele nasceu do "Doe um livro e deixe sua marca", realizado pelo Trote do Bem deste primeiro semestre, que está inserido na proposta da ABMES (Associação Brasileira das Mantenedoras de Ensino Superior).

As doações aproximaram-se de 5 mil publicações, entre livros, revistas e gibis. Os 1.570 gibis e livros foram destinados para quatro bibliotecas comunitárias mantidas pela Associação Betesda em parceria com a Proext. Livros infantis e os funcionais destinaram-se à brinquedoteca do Hospital Regional. Romances e afins ficam no "Corredor de leituras", que disponibiliza livros em estantes nos corredores da Unoeste.

O projeto "Árvore do conhecimento" oferece, para escolas de ensino fundamental, estantes de livros em forma de árvore, com livre acesso para os alunos, mobilizando acadêmicos de Pedagogia junto aos públicos interno e externo.
Publicidade

Veja também