Unoeste oferece 230 bolsas integrais por meio do Prouni

São oportunidades para cursos presenciais e de educação a distância; inscrições começaram nesta terça e seguem até sexta

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 12/01/2021
Horário 17:06
Foto: Cedida
Bolsista do Prouni, Maria Júlia concluiu Agronomia na Unoeste em 2019 e hoje atua na Cooperativa Casul
Bolsista do Prouni, Maria Júlia concluiu Agronomia na Unoeste em 2019 e hoje atua na Cooperativa Casul

A questão financeira permanece sendo um dos principais empecilhos para o brasileiro cursar uma graduação. Para atender principalmente a população de baixa renda a conquistar o sonhado diploma, o Prouni (Programa Universidade para Todos), do governo federal, oferece bolsas de estudo em todo o país. Na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), são quase 230 bolsas integrais (100%), para cursos presenciais e EaD (educação a distância), nos campi de Presidente Prudente, Jaú (SP) e Guarujá (SP), além dos polos EaD em Regente Feijó e Teodoro Sampaio.

As inscrições começaram nesta terça e vão até sexta-feira, exclusivamente pelo site do programa (prounialuno.mec.gov.br).

Conforme critérios adotados pelo governo por conta da pandemia, excepcionalmente nesta edição do Prouni, os candidatos poderão utilizar a nota do último Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) (2019). Para verificar os cursos da Unoeste e a quantidade de vagas disponíveis, o interessado deve acessar o link prounialuno.mec.gov.br/consulta/publica e inserir o nome da universidade no campo “Procurar por instituição”.

Maria Júlia Souza Bussola, de Osvaldo Cruz, se formou no curso de Agronomia em 2019 por meio de bolsa do Prouni. Hoje ela trabalha na Cooperativa Casul, filial de Paranaiba (MS), e atua tanto em atividades internas quanto vendas a campo. “Sempre quis fazer Agronomia e a Unoeste foi a melhor opção que eu fiz. Além de todo o conhecimento transmitido em sala de aula, participamos de dias de campo, semanas agronômicas, palestras e cursos que nos ajudam a direcionar o que pretendemos seguir”, ressalta.

A engenheira agrônoma ainda pontua as oportunidades que a universidade oferece para o estudante ter contato com a profissão desde cedo. “Temos estágios e grupos de estudo. Eu estagiei na Embrapa Soja em Londrina [PR] e conduzi experimento a campo, onde realizei meu TCC [Trabalho de Conclusão de Curso] e pude usufruir de toda a parte de laboratórios e da Fazenda Experimental que conta com uma excelente estrutura. Só tenho que agradecer à Unoeste que me deu uma boa base para o início da minha carreira profissional”, finaliza.

Jaú e Guarujá

Os campi da Unoeste em Jaú e Guarujá também têm bolsas integrais para o Prouni. No município jauense, o curso de Medicina tem quatro vagas; Administração EaD, uma; e Engenharia Civil EaD, duas. Já a Faculdade de Medicina de Guarujá oferece oito bolsas.

Mais bolsas

Além do Prouni, também estão abertas as inscrições para as bolsas de estudo para o curso de Medicina, por meio do Programa Mais Médicos, destinadas a candidatos de baixa renda da região de Jaú e das cidades de Guarujá e Bertioga (SP). Acesse o link unoeste.br/BolsasFinanciamentos/ProgramaBolsas e saiba mais.

Veja também