Unoeste participa de feira no IBC com estande nos 11 dias

VARIEDADES - DA REDAÇÃO

Data 15/10/2015
Horário 10:08
 

Se está lendo esta reportagem, claro que gosta de ler! E, ao contrário do que se possa imaginar, você não está sozinho, há muitos leitores hoje em dia - mesmo com o mundo tão virtual. Afinal, a leitura é prazerosa e muito importante para manter estudantes e profissionais bem informados e aprofundar conhecimentos. Com cerca de 70 mil títulos expostos e a expectativa de reunir mais de 100 mil pessoas, o 6º Salão do Livro de Presidente Prudente, que ocorre de hoje a 25 de outubro, vem mostrar o universo literário, estimulando a prática da leitura. A Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), assim como nos anos anteriores, estará presente no evento.

O estande da universidade será mais uma opção aos visitantes. No espaço, terá profissionais para apresentar as possibilidades de estudo que a instituição oferece: mais de 50 graduações, cinco cursos de nível técnico, além dos cursos da Pós Unoeste e do Nead (Núcleo de Educação a Distância). Os visitantes também poderão brincar com um jogo interativo por meio do Kinect. O Salão do Livro, que é promovido pela Secult (Secretaria Municipal de Cultura) e organizado pela Spoladore Eventos, será realizado no IBC Centro de Eventos e funcionará de segunda a sexta-feira das 9h às 22h, e no fim de semana das 14h às 22h.

Por que participar? Ler é muito mais do que receber aprendizados sobre determinado tema, este ato representa a conquista de autonomia, a ampliação de horizontes e o entendimento melhor do que rodeia o leitor, define Luciane Cachefo Ribeiro, coordenadora da graduação em Letras da Unoeste.

"A leitura produz sentido, surge da vivência de cada um, é posta como prática na compreensão do mundo no qual o sujeito está inserido. Quanto mais se lê, mais aumenta a capacidade de compreensão do mundo, lembrando que isso vale para qualquer tipo de leitura, desde os célebres e clássicos romances, como a leitura diária de uma crônica".

Para tomar gosto cada vez maior pela leitura, Luciane indica optar-se por textos que tenham a ver com quem os lê. Ou seja, ainda que ótimo, ninguém é obrigado a ler Machado de Assis todo dia. Isso é feito por Melina Gomes Vieira Silva, estudante do 6º termo de Jornalismo da Unoeste, que é uma leitora apaixonada e adora principalmente conteúdos voltados ao jornalismo investigativo. Melina assina duas revistas e lê de dois a três livros por mês, é fã de carteirinha da Rede de Bibliotecas - e como ela pondera, "a leitura constante, além de ajudar na ortografia - o que é muito importante - ajuda no raciocínio lógico e na criatividade que muitas profissões necessitam".

Dra. Maria de Lourdes Zizi Trevizan Perez, docente do mestrado em Educação da Unoeste, contextualiza que "ler permite o diálogo e o compartilhamento de representações sociais, princípios éticos, valores morais e experiências entre dois seres histórico-culturais - autor e leitor. Essas relações afloradas no ato social da leitura fazem diferença na formação da identidade profissional, em todas as áreas do conhecimento".
Publicidade

Veja também