Uso de repelente tem eficácia, recomenda diretora do CRF

PRUDENTE - Daniela Silveira

Data 04/03/2013
Horário 08:50
Presidente Prudente está em alerta, pois a cidade vive atualmente um momento preocupante quanto à proliferação da dengue. Durante os últimos meses, diversas reportagens foram publicadas quanto ao número crescente de pessoas contaminadas. Os números de casos da doença superam os registrados em 17 anos. Diante desta realidade, a diretora do Conselho Regional de Farmácia (CRF), Nádia Alvim, faz orientações quanto ao uso do repelente à base de citronela, para a proteção contra o mosquito Aedes aegypti.

Jornal O Imparcial Alvim: "Produto é eficaz inclusive para as crianças"

Tal produto é vendido em farmácias e drogarias. Conforme a diretora, o repelente é seguro e eficiente contra a picada do inseto. "É eficaz inclusive para as crianças", diz. Ela conta que há uma alta procura pelo produto, já que "estamos vivendo uma epidemia".

Alvim explica que geralmente nas farmácias de manipulação o produto é misturado ao protetor solar. "Eles são disponíveis em cremes e também em sprays", relata.

Conta também que a citronela é uma planta medicinal, e seu uso deve ser somente externo (passado sob a pele). "Esta planta pode ser encontrada na zona rural, e é semelhante à erva cidreira". Alvim declara que muitas pessoas fazem o uso da planta em casa mesmo, porém, é menos eficiente que o óleo encontrado nas farmácias.

 

Alta procura


Em algumas farmácias de Prudente, a procura por repelentes aumentou consideravelmente em comparação a outros períodos. A proprietária da Botica Nativa, Dilcilene Pantarotto Perego, relata que a procura pelo produto é alta tanto em loção como a vela de citronela. "As vendas aumentaram em 70%, por causa da situação da dengue e também das chuvas", expõe. Perego expõe que o produto é disponível em essência pura para que as pessoas borrifem em suas casas. O óleo de citronela custa R$ 12, já a loção pode ser encontrada a R$ 27, dependendo da concentração do repelente.

A farmacêutica da Botica Magistral, Adriana Leite Ferreira, declara que a procura é por clientes de Prudente e região. "Recebemos alguns pedidos de Álvares Machado, mesmo porque lá o índice de dengue também é alto", diz. Ela acrescenta que crianças também podem fazer o uso do produto.
Publicidade

Veja também