Vacina contra a gripe: campanha só terá resultado se a população comparecer

EDITORIAL -

Data 08/04/2023
Horário 04:15

O inverno ainda não chegou. Mas com os dias frios se aproximando, já surge aquela velha preocupação: como se proteger de gripes, resfriados, sinusites, entre outras doenças respiratórias, típicas dessa época?
Quem passa perto de hospitais e UBSs (Unidades Básicas de Saúde), logo pela manhã, já percebe a grande movimentação de pessoas em busca de atendimentos. Infelizmente, a maioria só se preocupa com o problema quando ele aparece, esquecendo do principal combate a essas enfermidades, que é a prevenção.
Vacina salva vidas. E não é de agora. No caso da gripe, ela é a forma mais eficaz para se proteger da doença e também de suas complicações. 
Em Presidente Prudente, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), inicia nesta segunda-feira, a 25ª edição da campanha de vacinação contra o vírus da influenza, para os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde: idosos com 60 anos ou mais; trabalhadores da saúde; crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes, puérperas, professores, pessoas com comorbidades ou deficiências; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo e rodoviário; forças de segurança; e funcionários do sistemas prisional.
Se falta de tempo durante a semana era a justificativa de quem deixava de vacinar seus pequenos ou se vacinar, essa desculpa não existe mais. Até o dia 31 de maio, o imunizante estará disponível em todas as 28 salas de vacinação da cidade, das 7h30 às 16h30. Aos sábados, a UBS da Cohab, na Avenida Ana Jacinta, funciona das 8h às 16h. 
Não há desculpas para deixar de se prevenir... A vacina, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é segura e não oferece nenhum risco. É feita a partir de vírus inativos (mortos) e, conforme temido pela maioria, não provoca gripe. Aliás, as reações são bem leves: dor no local e, às vezes, febre. 
Não espere a campanha ser prorrogada para correr atrás. Prevenir é bem mais fácil do que tratar. Como exemplo, podemos relembrar a Covid-19. Quantas pessoas não morreram, após passarem dias internadas, sem ter tido a oportunidade de se vacinar? O tratamento é demorado e, muitas vezes, ficam sequelas. E como a pandemia foi finalmente controlada? Graças à vacinação. Hoje, bem mais cômodo, as doses são oferecidas, de forma gratuita, nas unidades de saúde. Ainda que você não integre o público-alvo no momento, faça sua parte, orientando amigos, familiares e vizinhos a se protegerem. Logo chega a vez de todos. Somente com a adesão da população, a campanha surtirá resultados.
 

Publicidade

Veja também