Vacine seus filhos, proteja todas as gerações

EDITORIAL -

Data 11/11/2020
Horário 04:15

Chegam ao fim nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomelite e a Campanha Nacional de Multivacinação. A primeira é voltada para crianças de 1 a 5 anos incompletos, isto é, 4 anos, 11 meses e 29 dias. Já a segunda tem como objetivo a atualização das cadernetas de crianças e adolescentes menores de 15 anos.
Em Presidente Prudente, conforme boletim da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) emitido na quarta-feira passada, 6.475 pequenos foram vacinados contra a pólio, o que representa mais de 60% das cerca de 10,5 mil crianças que integram a faixa etária. Já a campanha de multivacinação atualizou a situação vacinal de 2.261 pessoas, sendo 948 crianças menores de 1 ano e 1.318 munícipes entre 5 e 14 anos.
Embora a pólio e outras doses visadas na campanha de multivacinação façam parte do calendário básico de vacinação e estejam disponíveis gratuitamente nos postos de saúde de todo o país, campanhas de conscientização ainda são necessárias, tendo em vista que, mesmo durante o andamento delas, a cobertura vacinal pode ser baixa. Não é à toa que esse tipo de iniciativa sempre acaba sendo prorrogado, a fim de tentar alcançar o maior público possível.
É fundamental que os pais e responsáveis fiquem de olho no esquema vacinal de seus filhos, de modo a garantir que nenhuma dose passe despercebida, e mantenham as cadernetas de vacinação atualizadas. A imunização permite que as crianças cresçam saudáveis e menos suscetíveis a contrair doenças que podem ser prevenidas com a vacina. Além disso, em caso de doenças que já foram erradicadas no Brasil, como a pólio, por exemplo, é uma forma de minimizar o risco de reintrodução delas no país. Com isso, toda a população ganha.
Num momento em que se debate tanto a necessidade de defender e valorizar o SUS (Sistema Único de Saúde), a vacinação ofertada pelos postos de saúde é um exemplo perfeito da importância do acesso gratuito à saúde pública. A imunização é um dos protocolos preventivos que contribuem para que todos os prudentinos e brasileiros em geral possam crescer e se desenvolver com maior qualidade de vida, bem-estar e segurança. E tudo isso começa já nos primeiros anos da infância, com as doses iniciais do calendário de vacinação!
 

Publicidade

Veja também