Valéria Kumizaki, a caminho de Tóquio

SINOMAR CALMONA

Carateca faz reabilitação física com o fisioterapeuta Gustavo Yuki, na Clínica Physione

COLUNA - Sinomar

Data 13/08/2020
Horário 05:16
Enquanto as competições não voltam, carateca treina em Presidente Prudente
Enquanto as competições não voltam, carateca treina em Presidente Prudente

A carateca prudentina Valéria Kumizaki estava na briga por uma vaga em Tóquio 2020 e, de repente, todos os eventos de caratê foram cancelados, forçando sua parada. Mas ela não desanimou: “Não vou perder o foco diante da pandemia. Vou encarar como uma pausa antes da realização do grande sonho que é a Olimpíada”.
A atleta garante que a pandemia não a estressou. “Vou continuar treinando do jeito que dá, corrigindo movimentos, melhorando tudo, de olho nas próximas competições, e se Deus quiser a Olimpíada será uma consequência”.
Mas ela passou por um sufoco recentemente quando estava treinando na Europa, tentando voltar ao Brasil em plena pandemia. Estava na Sérvia, com dor de dente e garganta e ficou oito dias internada num hospital. “Estava sozinha, foi bem complicado”, relatou. Kumizaki treinava na Sérvia quando a pandemia explodiu. Ela logo pensou nos vários eventos que estavam programados e na Olimpíada. “Achei que eles podiam adiar, mas afinal, acabei considerando que foi uma decisão muito sensata”.
Enquanto as competições não voltam, a carateca treina em Presidente Prudente e faz reabilitação física na Clínica Physione com o fisioterapeuta Gustavo Yuki.
Kumizaki é atleta da seleção brasileira de caratê e conquistou o ouro nos Jogos Pan-Americano de Toronto 2015 e de Lima 2019. O sonho da Olimpíada de Tóquio 2020 só está pausado. Ela sabe que tem um longo caminho à frente. O sonho, bem como a disputa, foram só adiados. Vai passar. É hora de ficar em casa e cuidar da saúde, sem perder o foco no objetivo. “Com o aviso de que vai ficar para o ano que vem a Olimpíada, a gente ainda tem um monte de campeonatos para disputar. Espero que essa crise do coronavírus diminua. Estou motivada para as próximas competições, a gente vai conseguir”.
 

Sobe e desce

Facebook, Apple, Amazon, Netflix, Microsoft, Google, Tesla... as ações delas e de outras empresas de tecnologia têm voado muito alto nos últimos meses, mas todas ficaram muito para trás da Sea, uma empresa de Cingapura, de jogos, comércio eletrônico e pagamentos. Surfando o aumento de demanda por games para celular, sua plataforma de compras on-line e sua entrada no mercado em serviços financeiros digitais, as ações da empresa já subiram 880% pós-pandemia.

Rapidinhas

Estudos estimam que 2 milhões de africanos escravizados foram transportados diretamente do Congo para o Brasil.  
...
Afro-brasileiros têm ancestralidade em sua maioria do Congo e da Nigéria.
...
Nosso amigo Luiz Rocha, da Agro Rocha, um dos grandes produtores de batata doce da região, está iniciando a colheita da safra plantada em março desse ano.
...
As primeiras carretas com batata doce da Agro Rocha saíram essa semana de Pirapozinho rumo a Buenos Aires, Argentina.
...
Assisti a um vídeo emocionante: Depois da formatura, filha foi até o trabalho de seu pai, que é pedreiro, para agradecê-lo, no Paraguai
 ...
Ponto final: O artista trabalha sem olhar para o relógio...

Publicidade

Veja também