Valéria Kumizaki encara Open de Istambul de Caratê

Atleta prudentina participa neste fim de semana, na capital turca, da quinta etapa da Primeira Divisão do Circuito Internacional da Federação Mundial

Esportes - Jean Ramalho

Data 05/09/2013
Horário 08:51
 

A carateca prudentina Valéria Kumizaki, que luta pela Associação Studio Global de Karatê/FMEL, de Itajaí (SC), embarcou na tarde de ontem para a cidade de Istambul, capital da Turquia, onde disputa a quinta etapa da Primeira Divisão do Circuito Internacional da Federação Mundial de Karatê (WKF na sigla em inglês). A atleta encara a modalidade kumitê (combate), para competidoras com o peso até 55 quilos. A competição será realizada entre sábado e domingo e somará pontos para o rankingmundial da WKF.

Jornal O Imparcial Após o torneio, carateca ficará em treinamento na Turquia

Kumizaki marcou presença nas três primeiras etapas do torneio – Open de Paris (França), nos dias 19 e 20 de janeiro, o Open de Dordrecht (Holanda), de 9 e 10 de março, e o Open de Tyumen (Rússia), nos dias 13 e 14 de abril –, e abdicou apenas da quarta etapa, que foi realizada em Jacarta, na Indonésia, entre 22 e 23 de junho. Na ocasião, a carateca preferiu integrar a seleção brasileira que disputou o 23º Campeonato Sul-Americano Sênior, em Fortaleza (CE).

De volta a competição mundial após a lacuna, a carateca promete dar o melhor de si para trazer uma medalha para Presidente Prudente. Para isso, pretende repetir sua atuação na etapa de 2012 do torneio, quando conquistou o título mundial. "A etapa de Istambul me traz boas lembranças. No ano passado fui campeã lá, então, espero repetir o feito e novamente conquistar a medalha de ouro", ressalta.

 

Maratona de treinos

Caso o título mundial não venha no Open de Istambul, as chances de a medalha de ouro vir na próxima etapa, que ocorre entre 21 e 22 deste mês, em Frankfurt e Hanau, na Alemanha, são grandes. Isso porque, após o torneio turco, Kumizaki irá enfrentar entre 9 e 19 deste mês, uma maratona intensa de treinamentos, denominada concentração de campo.

Conforme a carateca, os treinos serão desenvolvidos em companhia com a equipe da Turquia, assim como de outros dez países, com o objetivo de aprimorar o embasamento técnico visando participação na próxima etapa do Circuito Internacional. Após o torneio da Alemanha, a Primeira Divisão da WKF terá uma última etapa, que ocorre entre 30 de novembro e 1º de dezembro, em Salzburgo, na Áustria. Kumizaki é patrocinada pela Botica Nativa e pelo Fundo de Incentivo ao Esporte da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte (Fundesporte), do Governo do Estado de Santa Catarina.

Publicidade

Veja também