Em Presidente Prudente, o preço médio da cesta básica apresentou queda de 1,60% na segunda quinzena do mês de junho em relação ao mesmo período de maio, aponta o 12º IPT (Índice de Preços Toledo), realizado pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário. O consumidor que gastava R$ 994,41 para a compra dos itens, hoje gasta, em média, R$ 978,49, o que corresponde a uma redução de R$ 15,92.
A pesquisa foi aplicada em sete supermercados da cidade no dia 27 de junho.
O grupo artigos de limpeza apresentou deflação de 7,28%, com destaque para o desinfetante (fragrância pinho, 500 ml), com diminuição de 12,22%; e o sabão em pó (1 kg), com decréscimo de 11,01%.
Seguindo a tendência de baixa, o grupo de alimentos teve deflação de 1,89%, com destaque para a cebola (kg), que teve queda de 19,25%; e o extrato de tomate (310-340 g), com diminuição de 18,89%.
Por fim, o grupo de higiene pessoal apontou inflação de 5,30%, com ênfase no papel higiênico (4 unidades de 30 m, folha simples), que registrou aumento de 15,53%; e no shampoo (340-350 ml), com acréscimo de 2,89%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como o creme dental (90 g), que variou entre R$ 1,59 e R$ 4,49, resultando em uma diferença de 182,39%, e a margarina (500 g), que foi de R$ 3,29 a R$ 7,99, com uma diferença de 142,86%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 60%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 447,76. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 279,07, economizando, assim, R$ 168,69.
A pesquisa teve a participação de quatro alunos da Toledo Prudente, Thiago Batisteli da Silva, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário