O preço médio da cesta básica registrou deflação de 4,71% na segunda quinzena deste mês em relação ao mesmo período de junho. Ou seja, o consumidor que gastava R$ 978,49 para comprar os itens, hoje gasta, em média, R$ 932,35, o que corresponde a uma economia de R$ 46,14.
A pesquisa, desenvolvida pela Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário, foi aplicada em sete supermercados da cidade no dia 27 de julho.
O grupo de higiene pessoal apresentou deflação de 6,01%, com destaque para o papel higiênico (4 unidades 30 m, folha simples), com diminuição de 19,31%; e para o absorvente aderente (8 unidades), com decréscimo de 9%.
Seguindo a tendência de baixa, o grupo de alimentos teve deflação de 4,99%, com ênfase para o frango resfriado inteiro (kg), que teve queda de 30,97%; e para a batata (kg), com diminuição de 28,18%.
Por fim, o grupo de artigos de limpeza registrou inflação de 0,55%, com destaque para a água sanitária (1 l), que teve aumento de 7,23%; e para o sabão em pó (1 kg), com acréscimo de 5,07%.
Devido às promoções, variedades e disponibilidades de produtos nos estabelecimentos, alguns apresentaram considerável diferença de preços entre os locais pesquisados, como a margarina (500 g), que variou entre R$ 2,40 e R$ 8,98, resultando numa diferença de 274,17%, e o desinfetante (fragrância pinho, 500ml), que foi de R$ 2,45 a R$ 7,39, com uma diferença de 201,63%.
A concorrência entre os supermercados dá ao consumidor a oportunidade de economizar até 58%, pois, comprando uma unidade de cada produto pelo maior preço, ele gastaria R$ 434,05. Já se a sua compra fosse feita pelo menor preço, o total gasto seria de R$ 275,35, economizando, assim, R$ 158,70.
A pesquisa teve a participação de três alunos da Toledo Prudente, Larissa Ramos do Carmo, Rayssa Bastos Ramos e William do Mar Silva. Os trabalhos foram orientados pela supervisora de Práticas Profissionais, Victoria Gonçalves Trevizan.
O Índice de Preços Toledo tem o objetivo de apresentar um índice de inflação local, considerando os grupos de consumo da população prudentina. Criada em 2006, a pesquisa apresenta a seguinte metodologia: o resultado gerado na primeira quinzena do mês atual é correlacionado com a primeira quinzena do mês anterior.
Seguindo a mesma ideia, a segunda quinzena do mês atual é comparada à segunda quinzena do mês anterior. É efetuado dessa forma devido aos preços dos produtos ofertados nos supermercados, que podem variar de acordo com diferentes estratégias de precificação dos varejistas, localização das lojas e comodidades oferecidas ao consumidor, mas que, no final, acabam variando com maior frequência quinzenalmente. Em função disso, constantemente, a primeira quinzena do mês apresenta um valor diferente da segunda quinzena do mesmo mês.
Fonte: Empresa Júnior da Toledo Prudente Centro Universitário