Vandalismo e furto em instalação da Sabesp afetam abastecimento de água em Adamantina

Companhia diz que registrou boletim de ocorrência e adota medidas para substituir dispositivos danificados e cabos subtraídos; normalização do serviço deve ocorrer até madrugada desta sexta

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 10/08/2023
Horário 13:28
Foto: Pedro França/Agência Senado
Sabesp orienta à população uso consciente da água armazenada nos reservatórios residenciais
Sabesp orienta à população uso consciente da água armazenada nos reservatórios residenciais

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) realiza nesta quinta-feira manutenção emergencial na Estação Elevatória de Água Bruta - Taipus, que atende Adamantina e que foi alvo de vandalismo e de furto nesta madrugada. Foram afetados equipamentos e, com isso, também o abastecimento de água no município.

A companhia informa que registrou boletim de ocorrência e está adotando todas as medidas para substituir os dispositivos danificados e cabos furtados e minimizar os efeitos da ação criminosa.

A normalização do abastecimento deve ocorrer de forma gradual a partir do final da tarde desta quinta-feira e se estender até a madrugada desta sexta.

A Sabesp orienta à população o uso consciente da água armazenada nos reservatórios residenciais até a conclusão do serviço e a recuperação completa do fornecimento.

Imóveis com caixa-d’água obrigatória e com reservação para ao menos 24 horas, como determina o decreto estadual 12.342/78, devem sentir com menos intensidade a alteração no fornecimento. A Sabesp está à disposição para esclarecimentos ou atendimentos emergenciais pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligações gratuitas).

"A companhia lamenta os transtornos e reforça a orientação para uso consciente da água em toda a área abrangida, visando reduzir o prazo para recuperação do sistema. Esclarece ainda que a manutenção está sendo comunicada por meio de SMS a consumidores com cadastro atualizado, por comunicado à imprensa, pelas redes sociais da empresa e carros de som", pontua.

Dicas da companhia para consumo consciente

  • Tome banhos mais curtos;
  • Deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba;
  • Deixe para lavar o carro em outra data – e evite usar a mangueira, prefira um balde com água;
  • Lave calçada ou quintal em outro dia e lembre-se de usar vassoura e balde com água, não a mangueira;
  • Dê preferência para lavar a roupa e a louça em outro dia ou use a lava-roupa e a lava-louça apenas quando elas estiverem na capacidade máxima;
  • Antes de lavar a louça, retire o excesso de comida com a esponja; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
  • Não dê descarga à toa e não utilize o sanitário como lixeira. Em apenas seis segundos de válvula acionada, vão embora cerca de 12 litros de água;
  • Não use água corrente para descongelar alimentos.
Publicidade

Veja também