Variedades de mandioca de indústria são avaliadas no oeste paulista 

Cristiano Machado

Dia de campo voltado a técnicos e produtores rurais trará informações sobre a cultura e abordará pesquisas da Apta

COLUNA - Cristiano Machado

Data 09/06/2022
Horário 06:54
Foto: Embrapa\Divulgação 

A pesquisadora Andréia Hirata, da Apta (Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios) Regional, informa que a cultura da mandioca de indústria tem avançado no oeste paulista nos últimos anos. “A Apta Regional de Presidente Prudente tem avaliado o desempenho produtivo de dez clones/variedades de mandioca do IAC nos últimos quatro anos”, disse. 
Ela coordenará nesta quinta-feira, dia 9, o Dia de Campo Mandioca de Indústria no Oeste Paulista. A iniciativa é da Apta Regional de Presidente Prudente e do IAC (Instituto Agronômico), unidades de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de SP. “O evento será uma oportunidade de produtores de mandioca conhecerem os materiais e se atualizarem no manejo da cultura”, afirma.
O evento, voltado a técnicos e produtores rurais, trará informações sobre a cultura e abordará as pesquisas realizadas pela Apta voltadas ao aumento da produtividade e qualidade dos materiais.

Campo experimental 

Na programação estão previstos temas como avaliação de clones e variedades, aspectos do cultivo, controle de plantas daninhas e produção e comercialização da mandioca de indústria no oeste de São Paulo. Haverá ainda visita ao campo experimental da Apta Regional de Presidente Prudente, permitindo aos participantes conhecer os clones/variedades estudados na unidade. (Com informações da AgriculturaSP)


“Quanto mais a gente contribui para a economia local, para o empreendedorismo, para a gestão financeira eficiente das famílias, e para a educação e formação de crianças e jovens, mais relevante é o resultado dos associados, independentemente do valor”. 
Jorge Guedes, presidente do Sicredi Rio Paraná PR/SP, em recente entrevista ao “Agro & Negócios”. Confira a íntegra no www.norteagropecuario.com.br  
 


“A poupança é a modalidade de investimento mais tradicional do país, pelo baixo risco para aplicação dos recursos e também pela facilidade. Além disso, não há incidência de impostos e taxas. Esse pode ser o caminho para iniciar ou aumentar uma reserva econômica e investir na realização de metas, criando o hábito de economizar mensalmente”. 
Vanderlei Oliveira, diretor Executivo da Sicredi Rio Paraná PR/SP, em recente entrevista ao “Agro & Negócios”. Confira a íntegra no www.norteagropecuario.com.br  

CFM apresentará os 500 melhores touros da nova safra em megaleilão 

O 24º Megaleilão Nelore CFM será realizado no dia 18 de agosto, em Campo Grande (MS), e abrirá as vendas do ano com os melhores touros da safra. Serão ofertados 500 touros Nelore CEIP, nascidos em 2020, que se destacaram na avaliação genética da CFM. 
São reprodutores prontos para trabalhar a campo na próxima estação de monta. Todos têm CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), exame andrológico e DEPs assistidas por genômica. “Selecionamos para o Megaleilão somente touros de alto índice CFM, ou seja, reprodutores de elevado mérito genético cujos filhos se destacarão para ganho de peso, fertilidade, precocidade sexual e qualidade de carcaça”, destaca Tamires Neto, gerente de pecuária da CFM.  
Além da melhor genética Nelore CFM, o Megaleilão 2022 oferece condições especiais de comercialização e de frete. 
Saiba mais no www.norteagropecuario.com.br 

Divulgação 

Megaleilão 2022 oferece condições especiais de comercialização e de frete

Evento para confinadores 

Presidente Prudente sedia na próxima segunda-feira, dia 13, a terceira e última etapa do Simpósio DSM de Confinamento de 2022. A iniciativa é realizada com a presença de especialistas da área de ruminantes, que apresentam novas tecnologias em nutrição animal, manejo e demais práticas que ajudam produtores a melhorarem a produtividade e a eficiência do rebanho. “Hoje e sempre, o nosso foco é o confinador. Queremos que os produtores conheçam as nossas soluções tecnológicas e quais resultados ele pode alcançar com elas, além de discutir sobre o mercado atual”, explica o gerente da categoria Confinamento da DSM, Hugo Cunha. 
Saiba mais no www.norteagropecuario.com.br 

Publicidade

Veja também