Veículos abandonados: um problema de saúde e segurança pública

EDITORIAL -

Data 21/10/2023
Horário 04:15

Um problema que está presente em praticamente todas as grandes e médias cidades do Brasil. Veículos abandonados nas ruas têm se tornado um desafio cada vez mais preocupante aos gestores de trânsito, pois ocupam indevidamente o espaço público, atrapalhando o tráfego de outros carros; impedem o estacionamento pegando a vaga de quem realmente precisa; e chegam a se transformar em um sério problema de saúde pública e de segurança. Além da poluição visual, acumulam sujeira, água parada e viram criadouros de mosquitos, depósito de dejetos ou esconderijo para usuários de drogas e assaltantes.
Não é preciso andar muito pela cidade, para encontrar alguns veículos nessas condições: sujos, com pneus murchos, lataria amassada, sem placa, com os vidros quebrados ou abertos. São vários e ninguém sabe dizer quem são os donos.
Após mais de 50 denúncias feitas por telefone pela própria população, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), realizou nesta semana, em diferentes pontos da cidade, a Operação Lata Velha. O trabalho, que terminou ontem, com a remoção de seis veículos abandonados, é baseado na Lei Municipal 7.628/2011, que garante o direito do recolhimento, após a notificação ao proprietário e o prazo de dez dias para cumprir a determinação. 
Caso o responsável não se manifeste, a situação é caracterizada como abandono e o carro é encaminhado ao pátio de apreensão. A partir daí, o dono do veículo tem 90 dias para retirá-lo, mediante o pagamento de taxas e multas, ou o mesmo vai a leilão.
E o abandono não é o único problema. O verão está aí, período de altas temperaturas e chuva, clima propício para o aparecimento do Aedes aegypti. Carros abandonados, com vidros abertos, podem acumular água com as chuvas e se tornar não só foco do Aedes, como um ambiente perfeito para o aparecimento de escorpiões, entre outros bichos peçonhentos. 
Todos devem fazer a sua parte, seja cuidando e se responsabilizando pelo seu carro ou ajudando a fiscalizar. Ao encontrar um veículo nestas condições, seja onde for, denuncie! Ligue no 156 ou vá pessoalmente no balcão de atendimento do Atende Prudente. Um trabalho em conjunto, para garantir a segurança de todos!
 

Publicidade

Veja também