VEM anuncia nebulização na área 2 a partir desta terça e confirma mais 88 casos de dengue

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 26/05/2020
Horário 12:51
Reprodução
Reprodução

A Prefeitura, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informa que terá sequência a partir desta terça-feira, e até a quinta-feira, a nebulização ambiental em Presidente Prudente. Agora, o trabalho, que tem início sempre às 18h30, será na área 2, em bairros como os Santa Paula e São Gabriel, bem como na Cecap entre as ruas: Alecrins de Campinas e Artur Jorge Guazzi, e as avenidas Ana Jacinta e Juscelino Kubitschek de Oliveira.

As orientações são as mesmas, ou seja, os munícipes devem cobrir utensílios de cozinha e alimentos, água e/ou ração de animais, gaiolas de passarinhos, aquários, entre outros. Os veículos devem ser guardados em locais fechados ou também mantidos cobertos, assim como os eletrodomésticos e móveis.

Caso haja pessoa doente ou acamada na residência, ela deverá ser mantida no quarto com portas e janelas fechadas por até 30 minutos ou mais após o final da nebulização. Animais também devem ser recolhidos, assim como as roupas no varal. As roupas de cama e mesa devem ser levantadas ou retiradas.

Já as portas, janelas e cortinas das residências devem ser mantidas abertas para facilitar a entrada da neblina produzida pela máquina na residência, isso para que os mosquitos sejam eliminados.

Cabe ressaltar que a nebulização ambiental, realizada em parceria com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias), só elimina o mosquito adulto. Assim, a VEM reforça que recipientes que acumulam água e podem servir como criadouro do Aedes Aegypti, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, devem continuar sendo eliminados. Caso o morador feche a residência, o mosquito permanecerá no local.

CASOS

A Prefeitura confirma também nesta terça mais 88 casos de dengue. Com isso, Presidente Prudente chega a 3.483 confirmações da doença. Segundo a VEM, o número pode aumentar consideravelmente, já que outras 1.357 notificações seguem em investigação, isto é, aguardando resultados ou para serem concluídas, faltando coleta da sorologia ou a conclusão da ficha do paciente.

Em relação às áreas, a que mais registra casos positivos ainda é a 4. Ao todo, são 751 confirmações em bairros como Planaltina, Cambuci, Itapura, José Rotta, entre outros. Na sequência, permanece a área 7, cujos locais como Morada do Sol, Belo Galindo, Guanabara, e outros contabilizam 570 confirmações.

Pela ordem decrescente, a lista está da seguinte forma. A área 2, com 451 positivos em locais como Santa Paula, Cedral, Cohab, e outros. Na sequência, aparece a área 5, com 466 casos. Essa, que é a Centro Norte, é compreendida por bairros como a Vila Estádio, Ocidental, Aviação, e outros. Há ainda a área 1, com 453, em bairros como Vale do Sol, Ana Jacinta, Vista do Vale, entre outros.

Há ainda as áreas 3, que é a Centro Sul, e tem 438 tem confirmações em bairros como Colina, São Jorge, Bongiovani, Cinquentenário, e outros; e a área 6, que é a Noroeste, com 299 casos em locais como Maré Mansa, São Paulo, Iguaçu, e outros. A área 101, que são os distritos, permanece com 55 casos.

 

 

 

 

Foto: Reprodução   

 

 

Publicidade

Veja também