VEM confirma 5 mortes por dengue em Prudente e outras 4 suspeitas

PRUDENTE - Mariane Gaspareto

Data 25/02/2016
Horário 10:19
 

A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) confirmou ontem que Presidente Prudente já soma cinco mortes por dengue neste ano, além de outras quatro que estão em investigação – totalizando nove. A única morte divulgada, até então, foi em janeiro deste ano. Todavia, nesta quarta-feira, a VEM oficializou a confirmação de mais quatro mortes, após o Cremesp (Conselho Regional de Medicina) revelar a ocorrência de pelo menos sete suspeitas no município, dado que também havia chegado à ciência do MPE (Ministério Público Estadual), e que foi noticiado com destaque por este diário na edição de ontem.

O primeiro óbito confirmado foi do serralheiro aposentado José Cláudio da Silva, 64 anos, que faleceu no dia 6 de janeiro. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), as demais vítimas foram uma mulher, 83 anos, e dois homens, de 55 e 87 anos, acrescentando que a maioria tinha outra comorbidade como hipertensão, obesidade, cardiopatia e diabetes. Neste mês, a Prefeitura já havia informado que investigava as possíveis mortes por dengue de Miguel Torres Sanches e de Jorge Higa.

Por conta do surto de dengue que o município enfrenta, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) contratou emergencialmente mais 28 agentes para o combate ao Aedes aegypti, vetor da doença. Ao todo, são 50 novos profissionais, visto que 22 já haviam sido convocados anteriormente, totalizando 140 agentes de combate a endemias.

A Sesau acrescenta as demais ações que vem tomando a fim de conter a epidemia, como a realização diária do BCC (bloqueio do controle de criadouros), e aos finais de semana a realização de mutirões para o recolhimento de recipientes que possam ser criadouros do mosquito.

O órgão ressalta que a colaboração da população é de "extrema importância", uma vez que os criadouros do mosquito ainda têm sido encontrados em casas, inclusive com larvas do Aedes. Conforme o último balanço da VEM, Presidente Prudente conta com 2.768 casos confirmados de dengue neste ano, além de outros 4 mil registros que aguardam resultado.

 

Reunião


Como noticiado ontem por O Imparcial, um encontro será promovido pela Associação Paulista de Medicina, Cremesp (Conselho Regional de Medicina) e DRS-11 (Departamento Regional de Saúde) na noite de hoje para discutir os óbitos na região e os protocolos de atendimento de dengue. Uma palestra será realizada pelo coordenador de Controle de Doenças do Estado, Marcos Boulos, para as equipes médicas da área da saúde, às 19h, na Casa do Médico.

De acordo com o conselheiro regional do Cremesp, Roberto Lofti Júnior, o intuito da palestra é justamente discutir o atendimento hospitalar, para que haja uma uniformidade no aspecto da prevenção desses casos. A reunião é voltada para a classe médica, no intuito de que haja maior atenção aos casos dos grupos de risco (crianças e idosos) que têm outras comorbidades, as quais agravam a infecção pelo flavivírus.
Publicidade

Veja também