VEM normaliza aplicação da vacina AstraZeneca em Prudente

Conforme apurado pela reportagem, algumas pessoas chegaram aos postos de saúde e não encontraram doses do imunizante para a aplicação da segunda dose nesta sexta-feira

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 27/09/2021
Horário 19:04
Foto: Sérgio Perez
VEM diz que estoque do imunizante foi normalizado no plantão de sábado (25)
VEM diz que estoque do imunizante foi normalizado no plantão de sábado (25)

Nesta sexta-feira, conforme apurado pela reportagem, algumas pessoas chegaram aos postos de saúde de Presidente Prudente e não encontraram doses da vacina AstraZeneca para a aplicação da segunda dose. Em nota, a Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), informou que no plantão de sábado (25) os estoques do imunizante produzido pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) para aplicação da segunda dose já haviam sido normalizados.
Ontem, a reportagem procurou pela Secretaria Estadual de Saúde, que respondeu, por meio de nota, que a cidade de Presidente Prudente recebeu na semana passada mais de 15,5 mil doses, sendo mais de 3,5 mil doses da AstraZeneca, para vacinação dos públicos vigentes, em conformidade com o calendário do PEI (Plano Estadual de Imunização).
Acrescentou também que, em virtude da indisponibilidade deste imunizante em semanas anteriores, a intercambialidade com a vacina da Pfizer foi chancelada pelo Comitê Científico do Estado, que embasou a decisão diante de estudos da OMS (Organização Mundial da Saúde) e orientações do próprio Ministério da Saúde. A orientação também foi aprovada em deliberação com o Cosems (Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de São Paulo). 
Vale lembrar, segundo o Estado, que o Plano Estadual de Imunização envia doses suficientes em quantidade idêntica para aplicação de primeira e segunda dose nos públicos-alvo e em tempo oportuno para a vacinação, de acordo com o cronograma de vacinação estabelecido. “Os municípios são responsáveis por organizar a demanda local e programar eventuais calendários próprios considerando o cronograma estadual, que baliza a distribuição e logística das doses para todas as 645 cidades de São Paulo”.
Conforme nota técnica expedida pela Fiocruz, estava prevista a chegada de mais uma remessa de IFA (Ingrediente Farmacêutico Ativo) para quarta-feira (22), com insumo suficiente para a produção de cerca de 5,2 milhões de doses. Na quarta-feira, portanto, informou que entregou mais cerca de 1,5 milhão de doses da vacina Covid-19 (recombinante) ao Ministério da Saúde. As doses, produzidas no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos/Fiocruz), foram liberadas em duas remessas, sendo uma com 50 mil doses para o Estado do Rio de Janeiro, e as demais para o almoxarifado designado pelo Ministério da Saúde, para serem distribuídas aos outros Estados.
A fundação responsável pela produção da AstraZeneca no Brasil informa que já entregou 101 milhões de doses do imunizante até sexta-feira (24), sendo 4,5 milhões entregues na semana de 20 a 24 de setembro. 

Boletim de Prudente

Com 101 novos casos confirmados de Covid-19 e três morte em decorrência da doença, a cidade de Presidente Prudente chegou ontem a 35.268 casos positivos e 872 mortes. Os casos curados somam 34.196. 
Conforme o boletim da VEM, 42 moradores de Prudente estão hospitalizados, e, destes, 11 estão em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva). 

SAIBA MAIS

Vacinação: 7.118 pessoas buscam terceira dose contra Covid-19 na região de Prudente

3ª dose da vacina é aplicada em 3,6 mil pessoas da região

Prefeitura de Prudente não vai interromper vacinação de adolescentes

Prudente anuncia mais um plantão noturno de vacinação para quarta-feira

Publicidade

Veja também