VEM orienta sobre vacinação

PRUDENTE - MARIANE GASPARETO

Data 30/12/2016
Horário 10:30


A VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal) orienta os prudentinos a manterem sua carteira de vacinação atualizada, especialmente para os que vão viajar neste período de fim de ano e nas férias. O horário de funcionamento das unidades básicas de saúde é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, e não é necessário fazer agendamento para receber as doses de forma gratuita.

Jornal O Imparcial Estado alerta sobre importância da vacina contra febre amarela

"A população deve aproveitar esse período ocioso de férias para se dirigir à unidade de saúde próxima de sua casa e atualizar as vacinas necessárias conforme sua faixa etária, levando a caderneta. Todas são importantes e não podem deixar de ser administradas", afirma Vânia Maria Alves Silva, coordenadora da VEM.

 

Febre amarela

A Secretaria de Estado de Saúde, por sua vez, está orientando os paulistas a se atentarem para a vacina contra a febre amarela, doença infecciosa viral aguda transmitida por mosquitos e que pode levar à morte. No entanto, a VEM esclarece que Presidente Prudente já é considerada área de risco da doença, o que torna ainda mais necessário que a vacina esteja em dia.

Os sintomas mais comuns da doença são febre alta, calafrios, vômitos, dores no corpo, pele e olhos amarelados, sangramentos e diminuição da urina. Nas áreas silvestres de algumas regiões e Estados brasileiros, como Minas Gerais, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul, o risco de contágio é maior. Por isso a prevenção é fundamental para evitar a doença. Alguns países também exigem um certificado internacional obrigatório de imunização contra a febre amarela para permitir a entrada de turistas.

A vacina é indicada a partir dos nove meses de idade e o ideal é que seja tomada até dez dias antes da viagem. O produto é contraindicado para crianças menores de seis meses, pessoas em tratamento para câncer, HIV e gestantes, com exceção se houver alto risco de exposição.

 
Publicidade

Veja também